05/03/2024 12h37
atualizado em: 05/03/2024 17h02

Por meio de requerimento destacado e aprovado, o vereador cobra o chamamento imediato de orientadores pedagógicos para as creches

O vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 5, questiona o Poder Executivo sobre a falta de orientadores pedagógicos nas escolas municipais. “Esse é um assunto muito sério, intrinsecamente ligado à própria qualidade da educação que é oferecida em nossas escolas” – afirma o vereador, que é orientador pedagógico da Escola Municipal Maria de Lourdes Ayres de Moraes.

“As escolas do 1º ao 5º Ano, bem como as pré-escolas, têm um orientador por escola. As creches, no ano passado, receberam um orientador, porém, deve haver umas 25 creches em que o orientador pedagógico não é exclusivo de uma creche e precisa atender duas, três creches por semana”, afirma Prof. Salatiel Hergesel, destacando que o orientador pedagógico realiza um trabalho conjunto com os professores e demais profissionais da educação.

“O orientador pedagógico se debruça especificamente sobre a aprendizagem da criança, identificando problemas nessa aprendizagem e, dessa forma, auxiliando a professora para que ela possa então atingir o objetivo de alfabetizar e ensinar aquela criança que tem as suas dificuldades específicas. Então, o orientador pedagógico tem a função muito importante de unir os professores e auxiliares de educação e todos os demais profissionais da escola”, explicou Prof. Salatiel Hergesel.

Para o parlamentar, essa característica do trabalho do orientador pedagógico, que deve se harmonizar com o trabalho dos demais profissionais da escola, bem como com a realidade dos alunos, exige que ele vivencie o cotidiano da escola. “A convivência do orientador no ambiente escolar é fundamental para ele possa identificar melhor os problemas de aprendizagem e, com isso, desenvolver melhor o seu trabalho, junto com os demais profissionais”, enfatizou o vereador, defendendo o chamamento de cerca de 25 orientadores pedagógicos para as creches que não dispõem desse profissional.

Em seu requerimento, o vereador Prof. Salatiel Hergesel indaga ao Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, quais as soluções apresentadas para sanar os problemas de falta de orientadores pedagógicos nas unidades de educação do município e qual o prazo da administração para realização a contratação de orientadores pedagógicos.