05/03/2024 15h50
atualizado em: 05/03/2024 15h57

Vereador participou na tarde desta terça-feira (5) do programa “Bate-papo com Vereadores” na TV Câmara Sorocaba.

O vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) foi o convidado do programa “Bate-papo com Vereadores” desta terça-feira, 5, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, onde falou sobre o trabalho desenvolvido no Legislativo e apresentou projetos desenvolvidos para melhorar diversas áreas da cidade, principalmente a saúde.

O parlamentar contou sobre reuniões realizadas em algumas UBS (Unidades Báscias de Saúde) para atender as demandas de servidores e da população. Na UBS Jardim Rodrigo, falou sobre o projeto Vencedor, que identificou e acolheu um grade número de mulheres grávidas sem planejamento. “De 200 grávias, apenas 10% tinham planejado a criança”, citou. Ele disse ainda que muitas delas não realizavam pré-natal. “Foi feito projeto bacana que deu certo”, disse.

Outra iniciativa comentada pelo vereador foi a emenda ao projeto de lei que garantiu aumento salarial para funcionários da base do Saae, que trabalham em meio ao esgoto, além do pessoal administrativo já indicados originalmente no projeto. Ele também falou da necessidade de concurso para a contratação de mais servidores para a autarquia.

Rodrigo do Treviso ainda falou sobre o trabalho de regularização fundiária nos bairros Ana Paula Eleutério, Ipiranga, Itapemirim, Vera Cruz, Laranjeiras e Paineiras, e a reivindicação de asfalto em ruas do bairro Jacutinga. Também lembrou de reunião com secretário estadual de Habitação onde pediu para terminar a regularização fundiária e Sorocaba além de programas habitacionais para Sorocaba, e da conquista para o município de mais de 500 casas populares de programa federal, através da deputada Simone Marqueto.

O vereador falou sobre o projeto que cria o “Dia de Conscientização da Agenesia dos Membros”, que, segundo ele, surgiu de uma demanda popular. Ele conta que em determinado período foram registrados casos de grávidas que tomaram medicamento para estômago e como efeito colateral os fetos não se desenvolveram normalmente. “A criança nasce sem membros do corpo, então tem que ter essa conscientização. Deixar explicito como acontece, como encontrar atendimento. É um projeto bacana que vem pra somar”, disse.

Com os últimos problemas registrados com quedas de árvores em Sorocaba, outra proposta do vereador é o limite para árvores de grande porte sob linhas de energia no município. “A gente sofreu muito com árvores que já era pra ter sido podadas, com um caos de 4, 5 dias sem energia”, conta. Segundo ele a ideia é definir categorias A, B e C para determinar o tamanhos das árvores. “Toda linha de extensão onde tiver energia, não pode plantar árvore de grande porte pois sabe que um dia vai dar problema”, explicou. Ele também falou de pedidos para asfaltamento de 32 ruas, revitalização de ponte de madeira, instalação de playground no Jardim Aeroporto, ações para inibir infrações de trânsito de bicicleta motorizadas, melhorias para o mercado distrital, utilização de Oficinas do Saber para curso universitários, criação de pesqueiro municipal e projeto “Abrace um campo” para manutenção de campos de futebol pela iniciativa privada.

Dengue – Sobre o aumento de casos de dengue em Sorocaba, o vereador destacou que os principais culpados são os próprios moradores que deixam recipientes com água parada, local para proliferação das larvas. “Se a população consegue fazer esse trabalho com excelência, não tem mais dengue”, Segundo vereador, a prefeitura tem feito o que pode, com a declaração de situação de emergência, pulverização com drone, carros de nebulização e vistas de orientadores. “Mas é preciso muito cuidado na hora de abrir o portão. Sempre pedir crachá e identificação de quem pedindo para entrar na residência”, alertou.

O vereador também falou sobre as emendas parlamentares destinadas para ações em Sorocaba que haviam sido vetadas pelo Executivo, mas que a Câmara derrubou, entre elas entidade de cuidados com animais e Santa Casa. “Temos muitas emendas entregues, seis carros para UBS, destinamos motolância, as emendas são muito importantes para esse tipo de tratamento”, Ele também falou de recursos destinados para contratação de empresa para cuidar da arbitragem do futebol várzea, além de atendimento psicólogo para pacientes em tratamento de colesterol e diabéticos.

Ainda sobre futebol, Rodrigo Treviso, que é ex-presidente do Vila Helena, destacou a importância do futebol varzeano de Sorocaba, com a geração de empregos e renda. “São mais de 200 times fazendo uniforme, pagando quem lava, pessoas que vendem nos bares nos dias de jogos, movimenta muito”, afirma. Ele disse que estão previstas várias novidades para aproxima competição, além da melhoria na arbitragem.