06/03/2024 12h42
Facebook

Data é celebrada mundialmente na segunda quinta-feira do mês de março para alertar a população sobre as doenças renais

O “Dia Mundial do Rim”, celebrado em 14 de março, foi tema do programa Radar Cidadão, da Rádio Câmara, desta quarta-feira, 6. A convite do vereador Fernando Dini (PP), o programa, conduzido por Priscilla Radighieri, recebeu o médico nefrologista Jaelson Guilhem e o presidente da Associação dos Moradores da Vila Colorau, Renato Proença. 

Desde 2006, a data é comemorada na segunda quinta-feira do mês de março no mundo todo. “A primeira vez que usamos a palavra pandemia foi para a Pandemia da Insuficiência Renal Crônica. É uma situação crítica, porque a hemodiálise é uma tecnologia que avançou muito, mas ainda é muito cara”, iniciou o médico nefrologista.

O vereador Fernando Dini também reforçou a importância de sensibilizar a população sobre os problemas renais. “Só quando a gente começa a entender, ter conhecimento, ou quando a gente é acometido por um problema renal é que damos a real importância aos nossos rins”, frisou. 

O parlamentar também falou sobre a estrutura para a realização de hemodiálise em Sorocaba e lamentou que a logística ainda precise ser readequada, para garantir que as pessoas que moram aqui tenham prioridade nas vagas disponibilizadas pelo Município, evitando as viagens para cidades vizinhas. “Muitas das vans que levam os pacientes, por exemplo, não tem elevador para cadeira de rodas”, citou, como uma das dificuldades apresentadas. 

Com 51 anos de experiência em nefrologia, o médico Jaelson Guilhem falou sobre sua vivência e sobre causas, tratamentos e prevenção para manutenção da função renal, reforçando, entre outras coisas, a importância da dosagem da creatinina, uma maneira de avaliar a saúde renal. Também alertou para o uso indiscriminado de anti-inflamatórios, assim como a hipertensão arterial, o diabetes e a obesidade, como fatores que podem comprometer os rins.

“O diagnóstico precoce da deficiência renal faz com que você consiga controlar a doença. Se cai tanto a creatinina a gente vai ter que indicar a diálise e depois o transplante”, ressaltou o médico. Como paciente de hemodiálise e transplantado desde 2016, Renato Proença também deu seu depoimento sobre os oito anos no serviço de diálise. “Depois do transplante, a vida realmente se renova, mas é preciso continuar tomando medicamentos. Tomo hoje em torno de 18 compridos por dia”, afirmou. 

Ao fim do programa, os entrevistados convidaram toda a população para participar, no dia 17 de março, do grande evento em celebração ao “Dia Mundial do Rim”, que será realizado no Parque do Espanhóis, com início às 9h. Durante o evento, haverá aferição de pressão e diabetes, além de palestras informativas e caminhada, com show de encerramento de Dalizio Moura, cover do cantor Elvis Presley. 

O programa Radar Cidadão sobre “Dia Mundial do Rim”, que foi transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara e redes sociais da Casa, está disponível no site do Legislativo, Facebook e Youtube.