19/03/2024 15h31
atualizado em: 19/03/2024 15h34

No programa da TV Câmara Sorocaba, o vereador falou sobre trabalho, expectativas para as eleições municipais e a troca de partido.

O vereador João Donizeti (União Brasil) participou, na tarde desta terça-feira (19), do programa “Bate-papo com os Vereadores”, realizado e transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, com apresentação do jornalista Carlos Garbo. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o trabalho desenvolvido durante o mandato no Legislativo sorocabano, a expectativa para as eleições municipais e a mudança de partido.

Em seu sétimo mandato e líder do governo na Câmara, João Donizeti disse que vê com otimismo as eleições municipais que vã ocorrer este ano em todo o Brasil. “É um processo de renovação das nossas esperanças”, destacou o vereador que, defendeu renovação política e preservação dos bons trabalhos realizados. Ele explicou sobre a troca de partido, saindo do PSDB após quase 30 anos, para integrar o União Brasil. Segundo ele, o PSDB foi protagonista em um momento de transformação da sociedade brasileira para melhor, mas que encerrou um ciclo na política. “Eu tenho que tocar meu projeto político como homem público e agora quero ter a oportunidade de manter meu espaço e amplia-lo, e essa oportunidade me foi dada pelo União Brasil”, contou.

Sobre os projetos atuais no Legislativo, João Donizeti destacou a importância da atualização do Plano Diretor. “É um disciplinamentos das regras de crescimento da cidade e uso do solo, então é uma lei muito importante, que consta na Constituição Federal e no Estatuto das Cidades”, lembrou. “São diretrizes que a cidade tem que nortear para o crescimento. A cidade tem que ser feita e construída para dar qualidade de vida aos moradores. Qualidade de água, de ar, de transporte, de mobilidade. Tudo isso de certa forma é contemplado no plano diretor”, resumiu. Segundo ele, o projeto já está em discussão e sendo projetado pelo Executivo, para ser debatido com a sociedade.

João Donizeti contou sobre investimentos que a cidade deve receber, em cerca de R$ 11 bilhões, anunciados pela Toyota, o que mostra a importância da indústria para o município. O vereador falou também sobre os desafios da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, com preocupação especial em relação ao abastecimento de água, e o enfrentamento da crise climática a curto, médio e longo prazo. Ele citou casos de estiagem, enchentes e vendavais que têm sido registrados regularmente no município. “O que nós estamos fazendo para resolver esse problema? Eu não vejo essa discussão, inclusive dentro da Câmara, por conta do grande volume de outros temas também”, disse.

Sobre falta de água e problemas de abastecimento, o vereador disse ter se reunido com representantes do Saae para debater problemas na região do Éden. João Donizeti explicou que na região são mais de 20 mil ligações e que, por conta de manutenções no sistema, muitos moradores tem chegado a ficar até 3 dias sem água. “Temos que criar instrumentos pra que isso se atenue”, explicou. Segundo ele, o Saae deverá trocar a adutora que abastece o Éden e Cajuru, além de construir nova caixa de água para atender a região. “Será melhorado todo o sistema de abastecimento da Zona Industrial”, afirmou.

João Donizeti citou a entrega de reforma do Centro Comunitário e Esportivo Antônio Bittencourt, no Jatobá, e contou que outras duas dezenas de centros de lazer já foram entregues ou serão iniciadas as obras ainda esse ano. Ele lamentou, no entanto, que algumas praças de lazer sofrem por conta da má prestação de serviço e equipamentos quebrados. “É preciso criar instrumento para exigir qualidade nas prestações de serviços”, disse, lembrando que a necessidade é para todas as áreas do município.

O vereador ainda falou sobre a importância de investimento nas unidades básicas de saúde, e citou a solicitação, por meio de requerimento, para melhorias na UBS do Éden, que apresenta problemas no telhado e instalações elétricas. Outro pedido feito por João Donizeti ao Executivo foi em relação à melhorias na segurança na região da Zona Industrial e Éden, além de encaminhar pedidos de moradores do Parque São Bento para instalação de base da GCM (Guarda Civil Municipal) no bairro.

Por fim, o parlamentar lembrou a notícia de que as ruas do bairro Chácara Três Marias, na região do Cajuru, serão pavimentadas, bem como vias na Cruz de Ferro e em outras regiões. Ele também destacou os perigos da estrada que liga Sorocaba à Iperó, que recebeu recapeamento o ano passado, mas que necessita de duplicação ou, pelo menos uma terceira via ou pavimentação de acostamento. A entrevista completa com o vereador João Donizeti pode ser conferida durante a programação da TV Câmara Sorocaba ou nas redes sociais (Facebook e YouTube) do Legislativo sorocabano.