20/03/2024 09h48
atualizado em: 20/03/2024 09h48

A iniciativa foi do vereador Cícero João (PSD), que ressaltou o papel da entidade para a saúde e a previdência dos servidores municipais

A Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de terça-feira, 19, por iniciativa do vereador Cícero João (PSD), que ressaltou o papel da entidade na promoção da seguridade social dos servidores, cuidando de sua saúde e aposentadoria.

O vereador dividiu a mesa de honra com o secretário municipal de Recursos Humanos, Cléber Fernandes, representando o prefeito Rodrigo Manga, e a presidente da Funsev, Silvana Chinelatto, além dos seguintes integrantes da diretoria da entidade: presidente do Conselho Administrativo, Fábio Saloon Silva; diretor Administrativo e Financeiro, José Antônio de Oliveira Júnior; diretora de Previdência e Assistência Social, Maria do Socorro Sousa Lima; presidente da Comissão Eleitoral, João Benedito Martins; e diretor de Gestão e Saúde, Edgar Silva.

Criada em 1º de março de 1993, a Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba é uma fundação municipal com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Todos os servidores públicos municipais titulares de cargos efetivos, ativos e inativos, dos poderes Executivo, Legislativo e das autarquias e fundações públicas do Município, são obrigatoriamente segurados da Funserv para fins previdenciários.

“Grande trabalho” – “Quero para parabenizar todos que participaram da gestão anterior da Funserv, que fizeram um grande trabalho, e aos que estão entrando, pois tenho certeza de que também farão um excelente trabalho. Todos os servidores têm grande apreço pelo trabalho de vocês e sabem da importância de terem vencido a última eleição, pois a Funserv cuida da saúde e da previdência dos servidores”, afirmou o vereador Cícero João, relembrando o recente processo eleitoral na entidade em que a chapa da situação, liderada por Silvana Chinelatto saiu vencedora.

A presidente da Funserv, Silvana Chinelatto, agradeceu ao vereador Cícero João pela homenagem e discorreu sobre o papel da entidade: “É uma honra muito grande ver toda a equipe da Funserv sendo homenageada nesta Casa. É um grupo que trabalha muito. E somos um grupo de servidores um pouco diferenciados, pois somos os servidores dos servidores e dos familiares dos servidores. Esse é o nosso diferencial” – afirmou Chinelatto. “É trabalho muito bonito, feito para mais de 5 mil aposentados e pensionistas e, ao todo, formamos mais de 28 mil pessoas” – acrescentou.

Silvana Chinelatto lembrou o momento difícil da pandemia de Covid-19, contou que participa da Funserv há 31 anos, desde que foi convidada, ainda muito jovem, para ser vice-presidente do servidor Marcos Bistão, que faleceu no ano passado e foi representado na solenidade por sua esposa Tereza. Citou diversos outros servidores que tiveram um papel decisivo na construção da Funserv, caracterizada por ela como “o maior patrimônio do servidor”. Também falou sobre as dificuldades enfrentadas, inclusive que “algumas vezes essas dificuldades são meramente políticas”, conforme lamentou.

Agradecimento especial – A presidente da Funserv fez um agradecimento especial a cada servidor da Funserv, a cada conselheiro e aos novos funcionários que se juntaram à causa da entidade, destacando esse trabalho de renovação. Também discorreu sobre a dificuldade que é ter de dizer não a um servidor que busca a entidade à procura de um direito que não está previsto em lei. E conclamou os servidores a participarem mais da Funserv. “Espero que a Funserv seja cada vez mais forte, pois ela é o nosso maior patrimônio” – finalizou Silvana Chinelatto.

Os demais integrantes da diretoria da Funserv também falaram durante a sessão solene e, ao final, o vereador Cícero João entregou votos de congratulações a antigos e novos conselheiros da Funserv e conclamou todos os servidores a zelarem pela instituição: “Cuidem da Funserv, pois ela é o maior patrimônio de vocês e de suas famílias”. O evento contou com apresentações musicais de Leila Chinelatto, ao piano, e Geazy Santos, ao violino. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, onde pode ser vista na íntegra.