21/03/2024 13h16
atualizado em: 21/03/2024 15h52
Facebook

A iniciativa da homenagem foi da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e contou com a participação do presidente da Casa e demais vereadores

Os agentes de vigilância sanitária e de combate às endemias foram homenageados com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem na prevenção da saúde da população. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e os votos de congratulações foram entregues na sessão ordinária desta quinta-feira, 21, logo após a abertura dos trabalhos da Casa.

Ao antecipar na ordem do dia a realização da homenagem, o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), afirmou: “Vamos quebrar o nosso protocolo para fazer a entrega dos votos de congratulações, propostos pela vereadora Fernanda Garcia, aos nossos agentes de vigilância sanitária e combate às endemias, que realizam um trabalho belíssimo”. A categoria dos agentes está fazendo aniversário de oito anos, uma vez que foi instituída em 21 de março de 2016.

“Sabemos o quanto é importante o trabalho que vocês vêm realizando na cidade, uma vez que é alto o número de pessoas que foram infectadas pela dengue em nossa cidade, com mais de 9 mil casos notificados. E o trabalho educativo, informativo e de fiscalização que vocês realizam, nas residências, nas fábricas, nas indústrias, no comércio, nos mais variados locais é extremamente importante” – afirmou Fernanda Garcia.

Número de agentes – A vereadora falou das dificuldades que os agentes enfrentam para realizar seu trabalho, sob o forte calor, batendo de porta em porta, inclusive, no caso das agentes mulheres, correndo o risco de assédio sexual. Fernanda Garcia observou que há um total de 106 agentes de combate às endemias e agentes de vigilância sanitária e defendeu que esse número seja ampliado. Em seguida, foram entregues os votos de congratulações para todos os homenageados.

Ao final da entrega dos votos de congratulações, o presidente da Casa reiterou os agradecimentos do Legislativo à equipe da Zoonoses: “Temos muito que agradecer a vocês pelo trabalho. Nós sabemos que não é fácil. Eu que já trabalhei na lavoura e fui ajudante de pedreiro, sei o quanto o trabalho que vocês fazem é difícil, tendo que lidar com entulho, combatendo pragas que colocam em risco a saúde da população. E nós somos culpados ao jogar esse entulho, as pessoas mais inconscientes”, observou Cláudio Sorocaba, que também exortou os agentes a tomarem cuidado com a própria saúde. 

Reivindicações dos agentes – No final, um dos agentes leu uma carta com reivindicações: “Nós, agentes de vigilância sanitária e de combate às endemias desempenhamos um papel crucial no controle de doenças que afetam a nossa população. A atual epidemia nacional de dengue destaca ainda mais a importância de nossas atividades no combate às endemias, no entanto, enfrentamos desafios significativos devido à escassez de agentes e condições adversas de trabalho”. 

A carta elenca algumas dessas dificuldades, como o calor intenso, que, em janeiro último, levou um agente a passar mal a ponto de precisar ser socorrido, bem como os riscos de acidentes, com a possibilidade de contágio por doenças, além de ataques de animais, como o ataque de cães, que às vezes ficam soltos pelas ruas ou escapam das casas e atacam os agentes. “Outro problema é o desrespeito diário e até ameaças por parte de alguns munícipes, além das injustiças em relação aos direitos trabalhistas, que não são devidamente respeitados” – diz a carta.

No documento, os agentes de vigilância sanitária contam que estão buscando o pagamento dos valores retroativos referentes à Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022. Já os agentes de combate às endemias reivindicam direitos como plano de carreira, plano de saúde e dissídio coletivo. “Embora tenhamos as mesmas responsabilidades, não recebemos os mesmos benefícios, o que viola as leis federais e o princípio de isonomia”, diz a carta. 

Os agentes agradeceram a vereadora Fernanda Garcia pela visita à Zoonoses e também ao prefeito Rodrigo Manga por ter recebido a categoria recentemente para tratar de suas questões trabalhistas. “Confiamos que os vereadores e o prefeito farão o possível para minimizar ou eliminar essas disparidades de forma permanente, garantindo que a justiça prevaleça em todas as medidas possíveis” – finaliza a carta.

Agentes homenageados – Receberam votos de congratulações: Abel de Jesus Oliveira; Adilson Cláudio Rodrigues; Ana Rosa Maciel; Caroline Vieira dos Anjos; Letícia Lopes Noya; Jorge Falsete Sobrinho; Márcio Ferreira da Silva; Nilson Aparecido Nogueira; Ana Carolina Ribeiro Galdino da Silva; Fernando Ramos da Silva; Eduardo de Almeida; Eliseu dos Santos; Fabrício Luís Limeira Aleixo; Fernando Ricardo Pereira; Ivan Santos Vieira; Ivonete Bueno de Camargo Oliveira; Juliano Santos Murat; Leandro Arruda; Liliam Aparecida Dias Lemos; Luís Carlos Caciolato.

Também homenageados: Márcio Rodrigues Rios; Marcos Antônio Barbosa Lima; Maria Rachel de Andrade Brandão; Paulo Sérgio Lotério; Rodolfo Costa Antunes Serra; Ronaldo Aceituno; Rosalina Soares Antunes; Rosana de Fátima Leite Martins; Shirlei Ribeiro de Moraes; Valdeir Santana Mamedio; Wellington Rodrigues; Aidê Prates de Araújo; Adriana Aparecida de Souza; Alexandro Santos Freire; Amália Duarte de Moraes Cato; Ângela Alves da Rocha; Antônia Praxedes da Silva; Caio Ferreira Santos.

Completando a lista: Carlos Eduardo Brites de Lima; Eduardo Pereira de Souza; Helder Igor Neves de Oliveira; Eliana Rodrigues da Silva; Fátima Cristina da Silva; Gilmar Lopes de Almeida Filho; Janaína de Almeida Santos; Jane Aparecida Arão Martins; João Carlos Bossolan Júnior; Josemara Alves Apolinário; Juliana Cardoso Araújo; Letícia Santana Dias Ferreira; Maria Sueli dos Santos; Naedja Carla dos Santos Brito; Onofre Camilo; Orion Lira Lisboa; Rafael Cristian da Silva Lara; Tiago Augusto Vieira; Valdinei Viana; Valquíria Reina; Willian Cardoso Lovantino.