22/03/2024 09h57
atualizado em: 22/03/2024 10h03

Iniciativa do evento foi do vereador Aith, que homenageou fundadores, colaboradores e integrantes da Comunidade Felicidade Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, foi tema de sessão solene na noite desta quinta-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. O evento teve iniciativa do vereador Aith (PRTB) e contou com a presença de pessoas com síndrome de Down, seus familiares e amigos, além de integrantes e colaboradores da Comunidade Felicidade Down, que comemorou seus 18 anos de funcionamento, assim como os 15 anos da criação de seu grupo de teatro e dança.

Dividiram a mesa de honra da solenidade com o vereador Aith as seguintes personalidades e autoridades: o fundador da Comunidade Felicidade Down, Tomás André dos Santos; a coreógrafa e professora de dança Camila Fonseca; o presidente da Creche Maria Claro, Carlos Kiva Janovic; o representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Dr. Jeferson Gonçalves Azevedo; representando a área de responsabilidade social da Adimax, Edmilson Tomas bueno; e o coordenador de desenvolvimento social da Secretaria de Cidadania, Jesiel Pontes de Oliveira. A sessão também contou com a presença da idealizadora e fundadora do Felicidade Down, Célia Regina dos Santos.

O momento cultural da solenidade contou com a apresentação do músico, que tem síndrome de Down, Vinícius Fontana, tocando saxofone. No fim da cerimônia também foi realizada uma performance de dança do Grupo Felicidade Down.

O vereador Aith – presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras da Câmara de Sorocaba – destacou a honra de poder homenagear a diversidade, que, segundo ele, enriquece as nossas vidas. “Neste dia especial, é crucial lembrarmos que a diferença não é um obstáculo, mas sim uma fonte inesgotável de beleza e inspiração. Cada indivíduo traz consigo um brilho único, uma perspectiva singular e um coração cheio de amor e generosidade. Ao invés de nos determos nas limitações, devemos celebrar as habilidades e conquistas de cada pessoa. Vamos trabalhar juntos para que o mundo seja um lugar onde as diferenças sejam vistas como uma fonte de força e onde todos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial”.

Felicidade Down – Tomás André dos Santos, fundador da Comunidade Felicidade Down, ressaltou a importância de comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. “Estamos trabalhando para construir um mundo mais inclusivo e com essa ação temos a possibilidade de ampliar a visibilidade e dar voz para todas essas pessoas”, afirmou, destacando que Sorocaba foi inserida na vanguarda desse movimento, pois realiza as comemorações desde o ano de 2004, sendo que a ONU veio a oficializar a data posteriormente, apenas em 2011.

Ele agradeceu ao vereador Aith pela iniciativa da homenagem aos 18 anos de atividade do Felicidade Down e salientou também os 15 anos de existência do grupo de teatro e dança da entidade.

Durante a cerimônia, além dos fundadores do Felicidade Down, Célia e Tomás, foram homenageados professores e colaboradores da entidade, além de pais e familiares presentes.

A sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanecem disponíveis na íntegra.