27/03/2024 08h52
atualizado em: 27/03/2024 09h01

A iniciativa do evento foi do vereador Dylan Dantas (PL), autor de lei que instituiu o “Dia do Boxeador Sorocabano”

Os atletas da Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe) e duas personalidades do esporte, Cláudio Leandro Silva Coelho e Juliano Hilário Ramos, foram homenageados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de terça-feira, 26, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL).

O parlamentar dividiu a mesa de honra com o presidente da Lisoboxe, professor Vladimir Juliano de Godói, e a presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo e membro da Câmara de Julgamento Ético-Disciplinar do Conselho Federal de Educação Física, professora Solange Guerra Bueno. Na mesa estendida estiveram presentes atletas homenageados e seus familiares.

Atletas homenageados – Durante a sessão solene também foi entregue a Medalha do Mérito Esportivo “Nilton Corrêa da Costa Júnior (Campineiro)” ao atleta Cláudio Leandro Silva Coelho, com pós-graduação em Educação Física, em reconhecimento à sua trajetória esportiva desde jovem, como atleta de capoeira e judô, conquistando posteriormente importantes títulos no boxe e kickboxing, com 179 lutas, acumulando 142 vitórias.

Também recebeu a Medalha do Mérito Esportivo “Nilton Corrêa da Costa Júnior (Campineiro)” o atleta Juliano Hilário Ramos, em reconhecimento à sua trajetória esportiva desde os primeiros passos em 1992 até seus dois títulos brasileiros e contribuições para o boxe em Sorocaba, atualmente como professor de Educação Física e técnico, que continua inspirando a comunidade esportiva local.

Lei municipal – O vereador Dylan Dantas é autor da Lei nº 12.920, de 21 de novembro de 2023, que instituiu no calendário oficial do município o “Dia do Boxeador Sorocabano”, a ser comemorado anualmente na data de 24 de fevereiro. A data destina-se a estimular a realização de eventos que reforcem a vivência esportiva, informando sobre os benefícios e vantagens do boxe para o desenvolvimento humano.

Ao saudar os atletas, Dylan Dantas enfatizou que, como capelão, descobriu que a prática esportiva presta um serviço incomensurável para a sociedade, restaurando famílias que estavam desestruturadas, além de contribuir com o trabalho social, através de diversas associações desportivas, e afastar muitos jovens das drogas.

“Temos até exemplos de medalhistas que saíram desse mundo das drogas e encontraram no esporte um alento para a sua vida e para sua carreira. Isso tem a ver com família também. A família é a base de tudo. E a prática do esporte pode fortalecer a família, através de uma atividade saudável”, enfatizou o vereador.

Liga do boxe – A Liga Sorocabana de Boxe é uma entidade de caráter privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol da cidadania e da inclusão social por meio do esporte. Foi fundada em 29 de outubro de 2005 pelo professor Vladimir Juliano de Godoi, ex-técnico da seleção brasileira de Boxe e titular de uma das sete cadeiras da modalidade na Academia Brasileira de Treinadores do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Além de contar com equipe de alto rendimento, a Liga Sorocabana de Boxe desenvolve projetos sociais, oferecendo aulas gratuitas para crianças e adolescentes de baixa renda. Também realiza cursos de capacitação e torneios de boxe. Entre os desportistas revelados pela Lisoboxe está o boxeador Abner Teixeira da Silva Junior, medalhista pan-americano e olímpico, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e a medalha de Prata no Pan de Santiago 2023.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais já está disponível na íntegra.