02/04/2024 12h21
atualizado em: 02/04/2024 12h32

O vereador usou a tribuna como líder do Partido Renovação Democrática (PRD), sua nova agremiação partidária

A necessidade de investir em residência médica no país para acompanhar a criação dos novos cursos de medicina foi defendida pelo vereador e médico Dr. Hélio Brasileiro em sua estreia como líder de seu novo partido, o PRD (Partido Renovação Democrática) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira, 2.

O vereador externou sua preocupação em face de matérias da imprensa acerca da criação de novos cursos de medicina, uma vez que, em 4 de dezembro do ano passado, conforme informações da Agência Brasil, o Governo Federal autorizou a abertura de até 95 novos cursos de medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país.

“Todo mundo que acompanha a saúde pública e a educação sabe que estamos abrindo várias vagas de curso médico. Nos Estados Unidos, temos 2,7 médicos para cada mil habitantes e, no Canadá, 2,8 médicos por mil habitantes. No Brasil, até 2025 vamos chegar a 3 médicos para cada mil habitantes, mais do que no Canadá e nos Estados Unidos”, observou.

Para o vereador Dr. Hélio Brasileiro, esse que poderia ser, em tese, um bom índice de saúde pública, na prática não o é, devido a um fato, segundo ele, muito preocupante: “Seis anos de faculdade é pouco tempo para se formar um profissional médico. A formação do médico precisa ser complementada pela residência médica. Eu fiz três anos de residência médica na PUC de Sorocaba. Mas, infelizmente, o número de vagas para residência médica não acompanha a criação de novos cursos de medicina. Com isso, teremos muitos médicos formados que não terão acesso à residência médica” – alerta.

Defesa da meritocracia – Esclarecendo que é um defensor da meritocracia, Dr. Hélio Brasileiro observou que a forma de ingresso do médico na residência médica é o concurso público, que deveria pautar-se, sempre, no mérito do candidato. “Por isso, defendo a importância de se ter um projeto de lei, em nível nacional, determinando que a avaliação de currículo e entrevista nos concursos seja baseada em meritocracia” – frisou.

O vereador contou que, quando prestou concurso para residência médica pela primeira vez em São Paulo, numa primeira prova para oito vagas, passou em terceiro na prova escrita, mas, na entrevista, foi para o 28º lugar, uma vez que as perguntas que lhe foram feitas preocuparam-se mais com sua origem (Recife, Pernambuco) e não seus conhecimentos. Já na prova de residência que prestou na PUC de Sorocaba, pautada exclusivamente no mérito, conforme frisou, passou em primeiro lugar com 9,8 na nota.

Por fim, Dr. Hélio Brasileiro ressaltou a importância da residência médica do curso de Medicina da PUC de Sorocaba, através do Hospital Santa Lucinda, seu hospital-escola, e lembrou um dos professores titulares da instituição, o médico otorrinolaringologista José Jarjura Jorge Junior (1948-2023), que, através de projeto de resolução de sua autoria deverá denominar uma dependência da Câmara Municipal, no caso, o ambulatório médico da Casa.

Novo partido – O vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD) deixou o PSDB, que, com a saída de João Donizeti Silvestre para o União Brasil, ficou sem representação na Câmara de Sorocaba. O PRD (Partido Renovação Democrática) foi criado no ano passado a partir da fusão do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com o Patriota, autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 9 de novembro de 2023.