05/04/2024 07h55
atualizado em: 05/04/2024 07h55

O vereador, que também é médico, pronunciou-se sobre o assunto durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal

“Não é preciso passar muito tempo no entorno da Rodoviária de Sorocaba para observar quantas pessoas viciadas em drogas ilícitas andam por aquela região”, afirmou o vereador e médico Dr. Hélio Brasileiro (PRD), ao usar a tribuna como líder, na sessão ordinária de quinta-feira, 4, para chamar a atenção para o problema.

O vereador observou que a questão dos dependentes de drogas ilícitas é um problema mundial, uma vez que mesmo em cidades turísticas como Orlando, sede da Disney, nos Estados Unidos, é possível se deparar com usuários de drogas deitados nas ruas e pessoas pedindo no semáforo com cartazes dizendo que estão com fome.

“Portanto, o problema das drogas, hoje, é mundial, mas, como somos vereadores em Sorocaba, o que nos cabe é tratar desse assunto no âmbito da nossa cidade”, afirmou Dr. Hélio Brasileiro, destacando que “o problema da dependência química é, sim, uma questão de saúde pública, mas para se ter usuário de droga é preciso ter quem venda droga”.

“E a venda da droga não é somente questão de saúde pública, mas também uma questão de segurança pública. Então, precisamos ter um olhar atento. Porque aquelas pessoas que estão ali em condições sub-humanas, tomadas pelo impulso proporcionado em seu sistema nervoso central pela droga ilícita, podem ser levadas a cometer diversos crimes, desde furtos e roubos até agressão sexual” – explicou, exemplificando com algumas ocorrências do gênero.

Para Dr. Hélio Brasileiro, as medidas de combate ao uso de drogas adotadas até agora não surtiram efeito. “Se tivesse surtido efeito, a gente não veria esse aumento de pessoas dependentes químicas nas ruas cometendo atos ilícitos e violentos, não só em Sorocaba, mas no Estado de São Paulo e em todo o Brasil”, afirmou, conclamando os órgãos públicos, especialmente as secretarias responsáveis no âmbito do município, a redobrarem sua atenção em relação a esse problema.