05/04/2024 10h12
atualizado em: 05/04/2024 10h18

A iniciativa é do vereador Francisco França (PT), que promove o evento todos os anos; a sessão solene será realizada na segunda-feira, 8, às 19h30

O Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo serão celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba a ser realizada na noite de segunda-feira, 8, às 19h30 no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Francisco França (PT), que realiza o evento todos os anos, quando são homenageadas as entidades que atuam nessas áreas.

O vereador Francisco França afirma que o câncer e o autismo são um grande desafio para a ciência e os sistemas de saúde e, no caso do autismo, também para os sistemas de educação. O parlamentar destaca o papel fundamental das entidades sociais que se dedicam a apoiar os pacientes com câncer e seus familiares, bem como as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.

França é o autor da Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 42, de 13 de agosto de 2015, que tornou obrigatória a execução das emendas parlamentares no orçamento municipal, determinando, ainda, que parte delas têm de ser obrigatoriamente destinadas à saúde, o que beneficia hospitais e entidades de apoio a pacientes e familiares.

Francisco França também é autor da Lei nº 12.683, de 18 de novembro de 2022, que torna obrigatória, nos parques de diversões da cidade, a gratuidade para pessoas com deficiência, como forma de inclusão social desse segmento. Essa lei também beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos de escolas públicas municipais.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra) e pelo portal da Câmara Municipal de Sorocaba na Internet, inclusive em suas redes sociais (YouTube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.