10/04/2024 17h02

Iniciativa visa promover a segurança viária e reduzir o número de acidentes na cidade.

O vereador Dylan Dantas (PL) questiona a Prefeitura, através de requerimento, sobre a possibilidade de implantação da Campanha Paz no Trânsito na cidade, considerando a gravidade dos acidentes de trânsito e a participação em iniciativas como o Dia Nacional da Paz no Trânsito e o "Maio Amarelo", visando promover a segurança viária e reduzir o número de acidentes.

De acordo com o documento, o vereador destaca a frequência alarmante de acidentes no trânsito, incluindo mortes, entre motos e automóveis, relatados diariamente na cidade, e a  importância de promover a segurança viária e reduzir o número de acidentes nas vias urbanas. “Os ‘“Acidentes de Trânsito”’ configuram um problema gravíssimo que assombra a sociedade, pelos números de mortos e feridos que proporciona, e ao mesmo tempo é incorporado ao cotidiano da vida das pessoas como uma realidade sem solução”, diz o texto.

O vereador ressalta que no dia 21 de abril é celebrado o Dia Nacional da Paz no Trânsito, que tem como objetivo lembrar a sociedade brasileira sobre posturas e atitudes que se deve praticar diariamente para reduzir o elevado número de acidentes e tornar as ruas mais seguras para todos.  Também afirma que o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, participa da campanha global "Maio Amarelo", mês de Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito.

Com o requerimento, Dylan Dantas pede que Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) apresente o número de acidentes no trânsito, juntamente com o número de mortes, registrados nos últimos 6 meses, em Sorocaba, e se existe a possibilidade de implantar a Campanha Paz no Trânsito na cidade, envolvendo agentes de trânsito, pedestres, ciclistas, condutores de veículos automotivos, entre outros, com o objetivo de promover a paz, reduzir acidentes e estresse no trânsito, e tornar as vias mais seguras. Em caso afirmativo, o vereador também pergunta quais seriam os planos e prazo para a implementação da campanha.