16/04/2024 11h33
atualizado em: 16/04/2024 11h46
Facebook

Segundo a vereadora, há pessoas aguardando há anos por consultas com geneticista, fonoaudiólogo, alergista e dermatologista

A falta de médicos especialistas na rede pública municipal de saúde, o que leva muitas pessoas a esperarem anos para uma consulta, foi tema de requerimento da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 16. Por meio do documento, a vereadora requer ao Executivo informações detalhadas sobre o número de médicos especialistas que atuam na saúde pública em Sorocaba.

“Há o caso de uma munícipe que afirma estar desde julho de 2023 aguardando consulta com uma médica geneticista para seu filho, mas ela foi informada de que o município conta com apenas uma profissional geneticista no serviço público para atender toda a cidade”, afirma a vereadora, observando que o geneticista é um profissional especializado no estudo de genes. 

“O geneticista tem a função de diagnosticar, tratar e aconselhar pacientes com doenças genéticas ou que possa desenvolver esse tipo de doença ao longo de sua vida. Por exemplo: atraso na puberdade, infertilidade, tumores que estejam associados à mutação, distrofia muscular, regressão neurológica e também diagnóstico de autismo. Então, o geneticista é extremamente importante e não podemos ter apenas um profissional para uma população de 700 mil habitantes”, enfatizou.

Outras especialidades – Em seu requerimento, Fernanda Garcia elenca outros casos de pessoas que aguardam na fila há anos ou meses por atendimento com especialistas: um munícipe que afirma aguardar há um ano para consultar seu filho com um médico alergista; uma sorocabana cuja filha aguarda há quatro anos por uma consulta com fonoaudióloga; e um homem que informou estar a um ano aguardando consulta com dermatologista.

“Resumindo, temos um número muito pequeno de especialistas na rede pública municipal de saúde para atender a população. Há uma fila de mais de 12 mil pessoas aguardando consulta om oftalmologista e 15 mil aguardando consulta com ortopedista. São números absurdos, alarmantes”, afirmou a vereadora. “É importante lembrar que o orçamento para a saúde em Sorocaba é de 900 milhões de reais, um valor considerável, que não justifica a falta de especialistas na rede pública, não apenas os que citei, mas também ginecologistas” – enfatizou.

Em razão disso, Fernanda Garcia quer saber do Executivo quantos geneticistas atuam na rede pública de saúde do município atualmente, quantas pessoas aguardam uma consulta com esse profissional e quantas são atendidas por mês nessa especialidade. Também indaga se é possível ampliar a equipe de geneticistas da rede pública, entre outros questionamentos. A vereadora também faz os mesmos questionamentos em relação a alergistas, fonoaudiólogos e dermatologistas.