17/04/2024 10h11

Vereador sugere criação de plataforma de diálogo entre a Prefeitura e a população, proporcionando canal direto para sugestões dos cidadãos

Com a atualização do Plano Diretor de Sorocaba prevista para 2024, o vereador Ítalo Moreira (União) tomou a iniciativa de propor à Prefeitura a criação de um portal eletrônico dedicado a promover a transparência e facilitar a participação popular no processo de planejamento urbano da cidade. Inspirado pelo exemplo de sucesso do município de Maringá, no Paraná, a indicação tem como objetivo disponibilizar de forma acessível informações, documentos, cronogramas de audiências públicas e consultas populares, incentivando assim a participação ativa da comunidade nas decisões que moldarão o futuro de Sorocaba.

Essa proposta surge em momento importante, antecedendo a revisão do Plano Diretor, um instrumento de política urbana essencial para orientar a ocupação do solo urbano, planejar infraestruturas e definir diretrizes para o desenvolvimento e expansão urbana de maneira sustentável. O vereador Ítalo enfatiza a importância de garantir que esse processo seja o mais transparente e participativo possível, permitindo que os cidadãos de Sorocaba tenham voz ativa nas transformações de sua cidade.

"A atualização do Plano Diretor é uma oportunidade única para repensarmos o desenvolvimento de Sorocaba. Com o portal, queremos garantir que todos tenham acesso às informações e possam contribuir de forma significativa para o planejamento de uma cidade mais inclusiva, sustentável e preparada para os desafios futuros", declara o vereador Ítalo Moreira.

A indicação propõe que o portal não apenas sirva como repositório de informações, mas também como um espaço vivo de diálogo entre a Prefeitura e a população, oferecendo atualizações constantes, detalhes sobre projetos de urbanização, políticas de desenvolvimento sustentável e um canal direto para sugestões e feedbacks dos cidadãos.

Além da transparência e participação cidadã, a iniciativa visa promover a educação cívica, incentivando a população a compreender melhor os processos de planejamento urbano e a importância de sua participação ativa para o sucesso da atualização do Plano Diretor e para o futuro de Sorocaba.

Agora, a proposta do vereador aguarda a análise da Prefeitura, que tem a oportunidade de adotar essa medida inovadora como parte de seu compromisso com uma gestão pública transparente, democrática e participativa. A implementação do portal, em tempo para a revisão do Plano Diretor em 2024, marcaria um passo importante na direção de uma Sorocaba mais conectada com seus cidadãos e aberta à colaboração para o bem comum.

(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira – União)