17/04/2024 10h36
atualizado em: 17/04/2024 19h05
Facebook

Por iniciativa do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD), o gestor da Santa Casa de Misericórdia recebeu o Título de Emérito Comunitário

O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, recebeu o Título de Emérito Comunitário em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de terça-feira, 16, por iniciativa do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com os vereadores Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde Pública, e Ítalo Moreira (União Brasil); o médico oncologista José Carlos Menegoci; e o próprio homenageado. O prefeito Rodrigo Manga também compareceu ao evento.

Na mesa estendida, estiveram presentes os seguintes diretores da Santa Casa: Conrado Puglia (administrador hospitalar); Frederico Gerbasi (diretor técnico); Reinaldo dos Reis (superintendente), Soraya Trani (gerente executiva) e Danilo Santos (gerente de hotelaria). E os seguintes assessores parlamentares: Rinaldo Nunes, chefe de gabinete do vereador Fausto Peres (Podemos); Bruno Rasta Neto (deputada estadual Maria Lúcia Amary); Jônatas Ribeiro (deputado estadual Danilo Balas); João Leandro (deputado federal Vitor Lippi); Jamilson Martins (deputado estadual Vitão do Cachorrão); e o ex-vereador Antônio Sérgio Ismael, marido da vereadora Iara Bernardi (PT).

Também presentes: Emerson Luís, diácono da Paróquia São Judas Tadeu; Manuel Garcia, representando o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba; Ana Carolina Gatti, gerente operacional da UPH da Zona Leste; Pedro Bueno, diretor de operações do Parque Tecnológico de Sorocaba; e Cláudia Brasileiro, esposa do Dr. Hélio Brasileiro. E os familiares do homenageado: Vicentina Machado Miguel (mãe), Edilaine Miguel Sanches (irmã), Rosemeire Miguel (irmã), Francisco Sanches (cunhado), Mateus Miguel Sanches (sobrinho), Patrícia Justo Machado (prima). O evento contou com apresentações do Coral Municipal de Votorantim, sob a regência do maestro Luiz Gustavo Lauriano, acompanhado pelo pianista Luiz Otávio do Carmo.

Hospital de excelência – O vereador Dr. Hélio Brasileiro disse que Padre Flávio, como padre, é um grande conselheiro, além de amigo de muitos anos. O vereador contou que conhece a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba desde 1995, quando começou a fazer plantão como clínico geral no SUS. “Naquele tempo, a Santa Casa era muito boa, tinha uma área privada que servia para financiar a área pública, mas lamentavelmente começou a passar por dificuldades. Hoje, sob a liderança do Padre Flávio, que conseguiu a união de todos, a Santa Casa se tornou um hospital de excelência em atendimento pelo SUS e, agora, só pelo SUS, o que é mais difícil”, afirmou Dr. Hélio Brasileiro, destacando também o lado humano do homenageado ao lado do administrador e sacerdote.

O médico oncologista José Carlos Menegoci, que iniciou suas atividades na Santa Casa de Misericórdia na década de 1980, operando o aparelho para tratamentos radioterápicos recebido do Governo do Estado, proferiu a saudação ao padre Flávio Jorge Miguel Júnior. O médico afirmou ter sido testemunha das muitas dificuldades enfrentadas pelo Padre Flávio quando assumiu a Santa Casa em 2016 e disse que o padre sempre procurou transformar a Santa Casa num hospital melhor.

“Naquela época, houve uma situação bastante complexa, porque o Conselho Nacional de Energia Nuclear acabou descredenciando a Santa Casa para os tratamentos radioterápicos. Foi muito triste para todos nós pois os pacientes deixaram de ter esse tratamento. Mas, tão logo o Padre Flávio assumiu, conseguimos credenciar novamente a Santa Casa e hoje o acelerador linear está operando e atende cerca de 70 pacientes por dia”, contou Menegoci, enfatizando que sua admiração pelo Padre Flávio cresceu, tanto na Santa Casa quanto em suas atividades religiosas na Paróquia de São Judas Tadeu.

Capacidade de liderança – Para José Carlos Menegoci, a liderança do Padre Flávio e sua capacidade de angariar a colaboração de funcionários, empresas e autoridades públicas fizeram com que a Santa Casa conseguisse doações, passasse por muitas melhorias em sua estrutura e ampliasse seu atendimento médico. “Mas alguém acha que o Padre Flávio está satisfeito com tudo isso? Não está. Graças a seus esforços, o hospital está passando agora por construção e reforma, instalando-se o Hospital do Câncer Divina Misericórdia, que conta com muitos leitos clínicos, tanto para a oncologia como leitos cirúrgicos. E a Santa Casa está se transformando num hospital-escola, com muitos residentes” – enfatizou.

O prefeito Rodrigo Manga parabenizou o vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD) pela homenagem e disse que fez questão de comparecer à sessão solene em homenagem ao Padre Flávio, que classificou como “um homem de Deus, um amigo, essa pessoa que, com toda sua equipe, tem feito um trabalho social importantíssimo, reconhecido em todo o país”. E acrescentou: “Quando vou a Brasília, em outros Estados, as pessoas falam da referência do seu trabalho na Santa Casa, do que o senhor fez, e em Sorocaba nós sabemos que, além do trabalho na saúde, o senhor tem um trabalho importantíssimo lá no Santuário. Pessoas como o senhor ajudam a fazer de Sorocaba um lugar melhor para se viver” – afirmou Rodrigo Manga, que, a pedido do vereador Dr. Hélio Brasileiro, fez a leitura do decreto legislativo e entregou a placa ao homenageado.

Homenagem à equipe – O padre Flávio Jorge Miguel Júnior agradeceu o Título de Emérito Comunitário: “Eu gostaria de estender esse título, que é tão lindo, a todos os funcionários e funcionárias da Santa Casa, da UPH da Zona Leste e da UPA do Eden”, afirmou o padre, agradecendo o vereador Dr. Hélio Brasileiro pela homenagem e pelas palavras de amizade, bem como às demais autoridades. O padre também falou das conquistas da oncologia da Santa Casa de Misericórdia, lembrou que Sorocaba, assim como outras cidades do país, enfrentam as dificuldades do crescimento da dengue e enfatizou que a saúde é uma luta diária.

“Mas como diz o apóstolo Paulo, ‘tudo posso naquele que me fortalece’. O que me tranquiliza é que se essa obra fosse minha ou de um ser humano, ela já teria acabado, o hospital já teria explodido. Mas essa obra é obra de Deus, é Deus que está no comando. Todo dia a gente experimenta isso, mesmo com lutas, tribulações. Então, quero exaltar a Jesus, o meu Senhor, que me fortalece a cada dia e, para isso, é importante pensarmos no sofrimento dos outros. E isso é de Deus, é a Caridade, pensar nos outros e não em si”.

Por fim, o Padre Flávio dedicou mais uma vez o título recebido a toda a sua equipe: “Agradeço de coração a homenagem e, sinceramente, quero estendê-la a todas aquelas figuras anônimas, que ninguém vai saber quem são, mas que, talvez agora à noite, nesse horário, estão tirando lá do quartinho do hospital que nós chamamos de expurgo os lençóis contaminados. É aquela senhora humilde, desconhecida, anônima para nós, mas que nunca é anônima para Deus. Então, o que eu posso fazer é estender a todos esses funcionários e funcionárias extraordinários e extraordinárias a minha gratidão. Muito obrigado e que Deus os abençoe” – finalizou.

A vereadora Iara Bernardi (PT) e o secretário de Saúde, Cláudio Pompeu, estiveram presentes no início da sessão solene, mas devido a outros compromissos não puderam permanecer no evento. E, no final, a pedido do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD), o diácono Emerson do Santuário São Judas Tadeu, rezou o Pai Nosso. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais.