17/04/2024 16h48
atualizado em: 17/04/2024 16h50

Por conta do alto volume de casos de dengue em Sorocaba, o vereador Ítalo Moreira (União) protocolou, nesta terça-feira (16), uma indicação para que a Prefeitura decrete estado de calamidade pública no município. Esta medida drástica é vista como crucial para intensificar as ações de combate e prevenção à doença, que já registrou números preocupantes nos primeiros meses do ano.

Com base em dados coletados até abril, Sorocaba enfrenta um aumento exponencial de casos de dengue, com registros que saltaram de 178 em janeiro para 8002 casos até meados de abril. A situação, já grave, tem projeções com estimativas apontando para um cenário onde os casos podem ultrapassar 100.000 até o final de 2024, caso medidas eficazes não sejam rapidamente implementadas.

A indicação do vereador Ítalo Moreira vem em um momento crítico, considerando tanto o crescente número de casos e óbitos quanto a capacidade de resposta do sistema de saúde local. "É imperativo que tomemos medidas mais robustas para enfrentar essa crise. A decretação de estado de calamidade pública permitirá a mobilização de recursos adicionais e a implementação de estratégias mais eficientes para proteger nossa população", afirmou o parlamentar.

Além de solicitar a decretação, a indicação também destaca a necessidade de ações imediatas e coordenadas, incluindo a ampliação das campanhas de conscientização, a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a expansão do atendimento médico e de infraestrutura para os afetados pela dengue.

A proposta agora aguarda avaliação da Prefeitura de Sorocaba, que deverá considerar a urgência e a gravidade da situação para tomar as devidas providências. De acordo com Ítalo Moreira, “esta indicação representa não apenas um chamado à ação para os órgãos públicos, mas também um alerta para toda a população sobre a seriedade da situação atual e a importância de cada um no combate à proliferação do Aedes aegypti”, disse.

(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/União)