23/04/2024 11h30
atualizado em: 23/04/2024 11h58

Vereador concedeu entrevista à Rádio Câmara, quando falou também sobre transparência pública e combate à corrupção

O vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD) participou na manhã desta terça-feira, 23, do Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, quando falou de ações mais recentes de seu mandato, abordando temas importantes como saúde mental, combate às drogas, transparência na gestão pública e a luta contra a corrupção.

Um dos pontos centrais da conversa foi a preocupação do vereador com a saúde mental na cidade. Dr. Hélio, que exerce a medicina como profissão e está na política por uma questão de ideal (segundo suas próprias palavras), destacou a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para a área médica, alertando para o risco iminente de um colapso no sistema de saúde mental.

“Eu havia alertado que a pandemia em um primeiro momento iria atingir as vias respiratórias das pessoas, em segundo lugar o bolso e em terceiro lugar um órgão muito sensível, o cérebro, a mente. Lamentavelmente nossa sociedade está doente”, afirmou. Ele enfatizou a importância de medidas drásticas para evitar essa situação e discorreu sobre projeto de sua autoria que visa instituir uma política de saúde pública com foco especial nas crianças, com atuação nas escolas, reconhecendo que muitas das dificuldades enfrentadas na vida adulta têm suas raízes na infância.

Combate às drogas – Em seguida, o vereador abordou a crescente proliferação de moradores de rua e usuários de drogas em certas áreas da cidade, especialmente no entorno da rodoviária. Ele ressaltou a necessidade de uma abordagem holística para lidar com esse problema. “Essa é uma questão de saúde pública, mas como para ter usuário tem que ter o vendedor, é principalmente uma questão de segurança púbica, onde o Poder Público está falhando”, afirmou.

Para uma solução duradoura, entretanto, Dr. Hélio Brasileiro enfatizou a importância da educação. “A solução definitiva para o problema virá apenas da educação. Falta política de educação, formação de profissionais técnicos e de nível superior. Isso também é política de governo. Enquanto ficar simplesmente tirando usuário de drogas da rua, colocando em perua e levando para o SOS, a gente vai enxugar gelo”.

Homenagens – O vereador falou sobre homenagem prestada recentemente pela Câmara Municipal ao padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa de Sorocaba, a quem, por sua iniciativa, foi concedido o Título de Emérito Comunitário. Também falou sobre a homenagem concedida por ele ao otorrinolaringologista José Jarjura Jorge Júnior, conferindo o nome do médico à sala que abriga o ambulatório do Legislativo sorocabano, próxima ao plenário da Casa. Dr. Hélio Brasileiro destacou suas contribuições para a comunidade, como médico e professor, além de sua ética e honestidade.

Encerrando a entrevista, Dr. Hélio Brasileiro reiterou sua posição em defesa da transparência na gestão pública e do combate à corrupção, enfatizando a importância da independência entre os poderes e a necessidade de políticos comprometidos com o bem-estar da comunidade. “No dia em que nós obedecermos aos princípios de Montesquieu da independência e da harmonia entre os três poderes constituídos em uma democracia, teremos um país muito melhor para os nossos filhos”, concluiu.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser assistido na íntegra.