25/04/2024 11h20
atualizado em: 25/04/2024 11h36

A homenagem a Leonardo Galavoti, que também é vereador em Capela do Alto, foi uma iniciativa do vereador Caio Oliveira (Republicanos)

O médico veterinário Leonardo Benedito Antônio Galavoti – que também é vereador na Câmara Municipal de Capela do Alto, da qual foi presidente – foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 24. A iniciativa foi do vereador Caio Oliveira (Republicanos), que ressaltou o trabalho desenvolvido pelo homenageado na medicina veterinária em Sorocaba.

O vereador Caio Oliveira presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades de Capela do Alto: o presidente da Câmara Municipal de Capela do Alto, vereador João Leite; o vereador Felipe Simões; o ex-vereador Nilton Santos; e o diretor de secretaria da Câmara de Capela do Alto, Valdemir de Lara. O homenageado esteve acompanhado de sua noiva Karina Morais.

Em sua saudação ao homenageado, Caio Oliveira destacou o papel dos pais do homenageado em sua vida, ressaltando o amor aos animais que Leonardo Galavoti herdou de sua mãe e o papel de seu pai no esporte varzeano. O vereador sorocabano destacou que o vereador de Capela do Alto, além de uma atuação profícua no cuidado com os animais, como médico veterinário, é também um político promissor na Região Metropolitana de Sorocaba.

“Tenho a honra de poder hoje entregar esse Título de Cidadão Sorocabano a Leonardo Galavoti por tudo que ele representa para nossa cidade, para nossa região. Que você possa sempre contar comigo, com o meu trabalho. Tenho certeza de que nós vamos crescer muito juntos, na parceria, na amizade e também no trabalho, não só pela causa animal, mas por todo o cidadão, tanto de Sorocaba quanto de Capela do Alto” – afirmou Caio Oliveira. As demais autoridades presentes também deram seu depoimento sobre o homenageado.

Dados biográficos – Paulista de Capela do Alto, onde nasceu em 18 de dezembro de 1991, Leonardo Benedito Antônio Galavoti é filho da professora Silvana Moreira Galavoti e de Benedito Antônio Galavoti, que foi um dos maiores campeões da várzea da cidade de Sorocaba, atuando na Ferroviária, Grêmio de Brigadeiro Tobias, Monte Negro e América, muito contribuindo com o futebol sorocabano.

Caio Oliveira destaca que Leonardo Galavoti “tem uma paixão muito grande por animais, um dom que vem de sua mãe, protetora e ativista da causa animal, sendo vegana há mais de 20 anos”. Aos 18 anos, o homenageado saiu da cidade de Capela do Alto para buscar uma oportunidade em Sorocaba, trabalhando no mercado de varejo, chegando ao cargo de gerente geral numa loja de shopping.

Aos 21 anos, ingressou no curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde graduou-se cinco anos depois. “Atualmente atende em hospital veterinário na cidade de Sorocaba e é apaixonado pela profissão, e amado pelos tutores dos seus pacientes”, afirmou Caio Oliveira, observando que os ideais do homenageado se estendem à vida pública, “mediante sua luta por uma sociedade mais equânime e uma política mais ética”.

Leonardo Galavoti foi eleito vereador de Capela do Alto em 2020, sendo o mais votado no pleito e o terceiro mais votado na história do Poder Legislativo na cidade, chegando a ser presidente da Câmara Municipal de Capela do Alto.

A sessão solene contou com apresentações do Grupo de Dança Arte Nativa Xirus da Tradição, sob a coordenação de Maicon Almeida, que explicou que “xirus” quer dizer “amigo”, portanto, “amigo da tradição”. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser visto, na íntegra, nas redes sociais (YouTube e Facebook) do Legislativo sorocabano.