26/04/2024 08h30

De autoria do vereador Cláudio Sorocaba (PSD), presidente da Câmara Municipal, a Lei nº 12.998 foi publicada no Jornal do Município

Com o objetivo de reconhecer a importância dos cães terapêuticos para a saúde da população, foi publicada no Jornal do Município a Lei nº 12.998, de 24 de abril de 2024, de autoria do vereador Cláudio Sorocaba (PSD), presidente da Câmara Municipal, que denomina “Cão Myke” a Clínica Veterinária do Programa “Meu Pet”, localizada na Rua Nelson Cardoso Marques com a Avenida Betsaida, no Jardim Betânia. As placas indicativas conterão, além do nome do animal, a expressão: “Cão Terapeuta 2009–2018”.

Na justificativa da lei, Cláudio Sorocaba conta que o cão Myke iniciou os trabalhos sociais e terapêuticos, representando a Guarda Civil Municipal, há nove anos, quando seu treinador, o guarda civil e cinotecnista Ezequiel Ponciano Alves passou a idealizar a implantação de um canil na GCM, devido à importância de cães em atividades da corporação, principalmente focado no contexto social. A cinotecnia (do grego kyón, que significa cão, mais téchni) é o conjunto de conhecimentos e técnicas relacionados à reprodução selecionada, ao manejo e ao treinamento de cães para trabalhos específicos civis ou militares.

Trabalhos sociais – “Myke, que é um cão da raça Golden Retriever, ficou muito conhecido na cidade pelo carisma que tinha para com as pessoas no desenvolvimento de trabalhos sociais e terapêuticos e, durante seus anos de trabalho na GCM, mostrou a importância dos cães nas atividades da corporação”, argumenta Cláudio Sorocaba, observando que o animal participou da implementação do Canil em 15 de março de 2018 e, quando morreu, em 22 de novembro de 2018, chegou a ser notícia na Veja São Paulo, entre outras publicações.

O vereador lembra que o cão Myke visitava escolas, creches, hospitais, casas de repouso e diversos locais da cidade no desempenho de seu trabalho, levando conforto, apoio emocional, e estímulo para pessoas que passavam por dificuldades físicas ou emocionais. “Além disso, ele era especialmente eficaz em trabalhar com crianças, idosos e pessoas com transtornos mentais ou condições médicas crônicas”, acrescenta o vereador.

Cláudio Sorocaba lembra que Myke “era um cão amigável, confiável e calmo, que trazia muitos benefícios terapêuticos para as pessoas, incluindo a redução do estresse, da ansiedade e da depressão”. Com isso, observa o parlamentar, o paciente acaba se sentindo mais motivado e se engaja nas atividades terapêuticas, o que propicia a melhoria de suas funções físicas e cognitivas. Para o vereador, “a simples presença do cão ajudava as pessoas a se sentirem mais relaxadas, confortáveis e seguras melhorando a qualidade geral da experiência terapêutica”.