02/05/2024 11h20

Vereador participou do programa da Rádio Câmara nesta quinta-feira

Diretrizes orçamentárias, revisão do plano diretor, habitação e regularização fundiária foram alguns dos temas tratados pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 2, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba.

O vereador falou sobre as audiências públicas que serão realizadas, a partir desta sexta-feira, 3, na Câmara Municipal para discutir o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. Os debates serão comandados pela Comissão de Economia, da qual é presidente, e contarão com apresentações individuais de cada secretaria municipal.

Caio Oliveira explicou que as diretrizes orçamentárias apontam os planos do Executivo para o ano seguinte e as audiências servirão para que as secretarias expliquem a formulação do orçamento para conseguir atender as demandas da cidade. “Contamos com a participação da população nas audiências, porque as melhores ideias, como eu costumo dizer, sempre vêm da população”, afirmou.

Plano diretor – Outro tema tratado no programa foi a revisão do plano diretor, que deverá ser concluída até o fim deste ano. O vereador contou que a Secretaria de Planejamento está chamando todos os vereadores para apresentar um esboço do plano diretor, explicá-lo e ouvir sugestões. “Nossa ideia é conduzir de forma mais dinâmica e objetiva essa etapa. Depois o projeto vem para a Câmara e se não forem ouvidas sugestões agora terá muita discussão e serão protocoladas muitas emendas, como já aconteceu no passado, e isso trava o projeto e prejudica a cidade”, explicou.

Caio Oliveira informou serão também serão realizadas audiências públicas temáticas na Câmara Municipal para debater o plano diretor, nas quais a população poderá participar para tratar dos temas que forem de seu maior interesse.

Habitação – O vereador discorreu também sobre sua atuação na área habitacional, destacando que em Sorocaba ainda há áreas sem água, esgoto ou energia elétrica – situação que ele tem trabalhado muito para reverter.

Caio Oliveira citou que um dos caminhos para melhorias nesse sentido tem sido a captação de recursos com deputados estaduais e federais para prover dignidade às famílias dessas comunidades.

Por fim, o parlamentar falou de sua luta pela regularização fundiária na região da Vila Barão e Nova Esperança. “A população é muito grande nesses bairros e essa questão é muito burocrática. Precisamos fazer um estudo grande, especialmente na parte da comunidade do Canta Sapo”, contou o vereador. “Estamos trabalhando com diversas famílias, analisando casos específicos”.

Uma preocupação apontada por Caio Oliveira é a atuação de golpistas nesses lugares, que vendem terrenos inexistentes. “Pedi para a Prefeitura fazer uma campanha para alertar sobre golpes de vendas de terrenos. Cabe às pessoas denunciar esses estelionatários”, afirmou o vereador, recomendando que, caso necessário, os cidadãos procurem sua equipe para consultar a legalidade dos terrenos.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser visto na íntegra.