02/05/2024 14h49
atualizado em: 02/05/2024 15h10

O vereador suscitou o debate por meio de requerimento em que pede poda da árvore em viela do Jardim Boa Esperança

O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, solicita a manutenção e corte de árvore na viela que interliga a Rua Paulo Breda Filho com a Rua João Leite de Moura, no Jardim Boa Esperança, na região do Éden. O parlamentar aproveitou o requerimento para discorrer sobre a política de poda e cortes de árvores no município.

“Esse caso, especificamente, é da viela de um de um loteamento chamado Jardim Boa Esperança, na região do Éden, e a exemplo de outras vielas da cidade, essa viela enfrenta um problema de manutenção das árvores. Temos umas dez vielas no bairro, muitas com mato alto, com árvores necessitando de manutenção”, explica João Donizeti, defendendo mais foco na gestão dessas áreas públicas.

João Donizeti observou que muitas árvores, que não passam por um processo de manutenção, com as devidas podas, acabam oferecendo risco para as pessoas, podendo provocar acidentes com veículos e casas, uma vez que muitas são árvores de grande porte, cortadas no centro para passagem da fiação elétrica e, com isso, ficando com galhos grandes nas laterais.

“Esse tipo de poda faz com que, no período de chuva, a árvore possa vir a cair, podendo cair em cima de um veículo, por exemplo. Por isso, é preciso que haja uma sintonia na poda das árvores entre a Prefeitura e a CPFL, que precisam construir uma agenda, uma parceira, para resolver esse assunto”, afirmou João Donizeti, defendendo que haja um equilíbrio entre a necessidade de poda e corte de árvores e a preservação e ampliação da cobertura vegetal.

O vereador reconhece que o poder público já não consegue dar conta da demanda por poda e corte de árvores no município e defendeu que haja um aprofundamento da legislação proposta pelo vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que prevê a participação da iniciativa privada no processo de manutenção das árvores no município.

Mas João Donizeti alerta que é preciso cuidado para que a legislação não acabe sendo usada por aqueles que querem cortar árvores indiscriminadamente. “Sorocaba precisa de mais e não de menos cobertura vegetal, por isso precisamos ter esse cuidado, avançando na manutenção das espécies arbóreas e, ao mesmo tempo, preservando e ampliando a cobertura vegetal”, explicou.

O requerimento do vereador contou com apartes dos vereadores Silvano Jr. (Republicanos) e Ítalo Moreira (União Brasil) e da vereadora Fernanda Garcia (PSOL).