07/05/2024 16h06

O vereador participou do programa “Bate-papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira, 7.

O vereador Ítalo Moreira (União) foi o convidado do programa “Bate-papo com os Vereadores” realizado pela TV Câmara Sorocaba, na tarde desta terça-feira, e transmitido ao vivo direto do plenário do Legislativo. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, o parlamentar falou sobre o trabalho desenvolvido no mandato atual.

Ítalo Moreira abordou o atendimento realizado à população, tanto no gabinete quanto em escritório político, no Jardim São Guilherme, a expectativa para o ano eleitoral e a mobilização de Sorocaba para ajudar as vitimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “Sorocaba é uma cidade muito solidária”, afirmou, destacando as 120 toneladas de materiais arrecadados para serem destinados à população afetada. Ele disse que são necessárias ações mais efetivas e citou o projeto do deputado Kim Kataguiri para destinar R$ 5 bilhões de fundo eleitoral para serem utilizados no auxílio às vitimas, e disse que o atual momento de mudanças climáticas no mundo necessita de políticas públicas para minimizar os impactos ambientais.

Sobre a situação da dengue em Sorocaba, o vereador contou ter solicitado ao Executivo a decretação de estado de calamidade pública no município para o combate à epidemia. “Sugerimos também soluções como a roçagem de terrenos por robôs e o uso da tecnologia de armadilha, desenvolvida pela Fiocruz, para capturar as fêmeas do mosquito, que transmitem a doença” disse. Ele disse que perdeu uma amiga vitima da dengue hemorrágica, alertou para a sobrecarga das UPHs (Unidades Pré-Hospitalares) e a necessidade de mais leitos especializados para atender pessoas com dengue.

Em relação a revisão do Plano Diretor de Sorocaba, Ítalo Moreira disse que pediu a criação de um portal eletrônico para promover a transparência e participação popular no processo. Também contou ter levado sugestões ao secretário Glauco Fogaça, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), entre elas a possibilidade de redução do tamanho mínimo para lotes, para possibilitar acesso da população e evitar invasões. Ele também criticou as leis que inviabilizam a modernização das áreas centrais da cidade e pediu a criação de planos diretores em outras áreas, como segurança pública e saúde. O vereador ainda cobrou a internacionalização do aeroporto, o segundo maior do mundo em numero de serviços de manutenção, e lembrou da conquista do curso de especialização em manutenção de aeronaves na Fatec Sorocaba.

Ítalo Moreira também abordou projetos de lei de sua autoria, como o que determina a internação humanizada para dependentes químicos, já plicada na Holanda, e a proposta para permitir o sepultamento de animais domésticos em sepulturas nos cemitérios de Sorocaba. “Seria um final digno e respeitoso aos animais e também para atender aos desejos das famílias que quiserem”. Ele contou que trouxe a iniciativa de Campinas.

O vereador também falou sobre requerimentos para o Executivo, questionando a prefeitura sobre a retirada do posto de atendimento da GCM do Terminal Santo Antônio, sobre a revisão e igualdade de tratamento nas condições salariais e de insalubridade entre os Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância Sanitária, e sobre a utilização de emenda parlamentar para iluminação no Parque Ouro Fino. Ele ainda se colocou a disposição de comissão para restauração da Capela João de Camargo, danificada por enchentes, e pediu à prefeitura informações sobre a construção de um parque linear no Wanel Ville.

Ao final da entrevista, Ítalo Moreira explicou sobre o Projeto de Lei que concede anistia de medidas mitigadoras e compensatórias impostas a entidades sem fins lucrativos no município de Sorocaba, bem como a proposta que, da mesma forma, dispensa de habite-se imóveis com mais de 50 anos. Como exemplo, destacou a Casa Aluísio de Almeida, e os problemas para realização de obras de reforma ou restauro. “Foi uma sugestão dos próprios servidores da prefeitura, pois isso traria uma modernidade para poder regularizar a situação desses imóveis históricos”, afirmou. O vereador ainda falou sobre a realização do 1º Fórum de Empreendedores do Município de Sorocaba, no dia 14 de maio, e o lançamento do Tropeiro Valley, nome escolhido para o ecossistema de startups da Região Metropolitana de Sorocaba. “Queremos transformar Sorocaba no Vale do Silício tropeiro”, afirmou o parlamentar,  citando a região da Califórnia, nos Estados Unidos, onde estão instaladas as principais empresas de tecnologia, como o Google.