Dispõe sobre a concessão da Medalha de Mulher Empreendedora “Ana Abelha” à Ilustríssima Senhora “Evandra de Moura Rabello”.

Promulgação: 06/08/2020
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

Justificativa:

Evandra de Moura Rabello, nasceu em 20 de junho de 1970, no Bairro de Ipiranga, em São Paulo. Filha mais velha de Hermes Elias de Moura (retirante nordestino) e Lourdes da Silva Moura (imigrante das lavouras de café do interior de São Paulo). Tem dois irmãos: Herman Brian Elias de Moura e Weuler Elias de Moura.

De saúde frágil, foi desenganada pelos médicos aos seis meses de idade, recebendo alta hospitalar a pedido dos pais para morrer em casa, mas por milagre do destino, pela atuação de um bom médico e pela dedicação dos pais, salvou-se se tornando anos mais tarde médica.

Cresceu atuante por todas as escolas que passou. Foi mestre dos grupos de teatro, das fanfarras, dos times de handball, sempre como participante ativa.

Datilógrafa desde os nove anos, pintora amadora e admiradora das artes plásticas. Estudou Ballet moderno e jazz, usando a dança como expressão de sua arte.

Escritora talentosa ganhou em 1986 um prêmio escolar de redação. 

Trabalhou desde os 12 anos, como telefonista, balconista e gerente de loja, antes de entrar na faculdade.

Em 1994 concluiu o curso de Medicina, pela universidade Federal de Uberlândia, neste mesmo ano retornou a São Paulo para cursar residência médica.

Casou se em 1999 com o engenheiro Nelson Rabello Filho. O casal optou por não ter filhos, mas sim, dedicar-se aos trabalhos sociais e aos esportes de aventura. Trabalham no grupo de perseverança jovem.

Dra. Evandra de Moura Rabello, é cirurgiã plástica especialista em cirurgias estéticas e reparadoras. Realizou vários estágios no exterior. Fez mestrado em dermatologia e acupuntura pela UNIFESP- Escola Paulista de medicina. 

Possui título de especialista pela SBCP, especialização em reconstrução mamária pelo Hospital Pérola Byigton de São Paulo e múltiplos estágios nos Estados Unidos. 

Palestrante Motivacional pela Re9c (Renove-se) Especialista em Inteligência Emocional, Ciência da Felicidade e Controle de estresse (SBIE 2017, Harvard 2017, Berkeley – UCLA 2018), Curso livre em psicanálise, psicoterapia transpessoal e respiração circular conectada (rebirthing, renascimento)

Atividades Profissionais

Membro do Corpo Clínico do Hospital Albert Einsten; Hospital São Luis e Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Atuou como cirurgiã plástica e dermatologista na Prefeitura Municipal de Sorocaba, no período de 2009 a 2010.

Atualmente é presidente do Instituto Prime Health Dra. Evandra de Moura Rabello SS LTDA, IPH, Brasil.

Em sua Carreira profissional Dra. Evandra recebeu vários prêmios e títulos, dentre eles o de Mulheres Extraordinárias, concedido pela   Prefeitura Municipal de Sorocaba e Prêmio Excelência Mulher, do Centro das Indústrias de São Paulo e a Comenda Colar Gran Cruz Mérito da Medicina, Sociedade Nacional do Mérito Cívico de Brasília, Título de Cidadã Sorocabana.

Trabalho social

Considerando que a Medalha de Mulher Empreendedora “Ana Abelha” homenageia mulheres que se destacam no meio empresarial e também na vida pública, social ou comunitária, por meio de trabalhos sociais voluntários. 

Considerando que, apesar de todas as qualificações e do reconhecido trabalho lhe garantirem uma vasta clientela em seu consultório, a Dra. Evandra de Moura Rabello sempre fez questão de dedicar seus conhecimentos a quem não pode pagar pelas cirurgias. 

Considerando que a médica atuou durante cinco anos na “Campanha Outubro Rosa”, na Santa Casa de Misericórdia; trabalhou durante três anos na campanha de câncer de pele da Prefeitura Municipal de Sorocaba (sendo dois anos como voluntária); realizou mais de 500 cirurgias de reconstrução mamária, zerando a fila de espera nos últimos dois anos da Prefeitura, na Santa Casa. 

Considerando que durante os últimos 12 anos a médica já realizou pelo SUS – entre Santa Casa e Policlínica – mais de duas mil cirurgias reparadoras de câncer (em especial de pele).

Por tais razões solicito ao Egrégio Plenário a aprovação da concessão da Medalha de Mulher Empreendedora “Ana Abelha”, em reconhecimento ao empreendedorismo social, à Ilustríssima Dra. Evandra de Moura Rabello.