Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadã Sorocabana à Ilustríssima Senhora “ROSANA VANDELICE CAZARIN”.

Promulgação: 22/02/2022
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


Este Projeto de Decreto Legislativo visa conceder o Título de Cidadã Sorocabana a ROSANA VANDELICE CAZARIN, pelos relevantes serviços prestados à Sorocaba e a elevação do nome da cidade.

Natural de Jundiaí/SP, nascida em 17/11/1971. Vem de descendência italiana. Seus pais foram grandes produtores de uva e vinho em sua cidade natal. 

Sua família sempre foi engajada em causas sociais, sendo participantes do movimento “Vicentinos” e bastante atuantes no bairro da Colônia, onde nasceu e cresceu. Realizando várias obras e recebendo esta herança ainda na adolescência, onde foi líder de grupo jovem da igreja e líder estudantil no colégio onde estudou.

Cursou psicologia na Universidade São Francisco de Itatiba e realizou estágio em instituições de atendimento a deficientes mentais e adictos, onde iniciou suas experiências com as causas sociais e com o terceiro setor.

Veio para Sorocaba acompanhando seu então, marido, com quem ficou casada por mais de 20 anos, em razão do trabalho do mesmo. Já em Sorocaba curso pós-graduação em Psicopedagogia e Acupuntura Latu Sense e além das atividades sociais, mantem consultório próprio, onde leva auxilio e ajuda as pessoas, através de terapias, proporcionando autoconhecimento e cuidado.

Iniciou suas atividades na cidade na AMAS (amigos dos autistas de Sorocaba) e posteriormente na extinta ASTRAHU (associação dos transtornos de humor de Sorocaba), onde conheceu Karla Menna, que era também membro do Rotary Club Sorocaba, e logo as duas criaram uma boa conexão e passaram a idealizar uma instituição que pudesse atender crianças com distúrbios de aprendizagem.

Assim nasceu inicialmente o “Projeto Criança Feliz” com a idealização de levar a crianças de baixa renda o acesso à educação de qualidade e desenvolvimento de habilidades que não conseguiam adquirir no ensino regular.

Em 2009 o projeto se tornou uma instituição jurídica com registro de estatuto e CNPJ. Nasceu então, a “Associação Criança Feliz de Sorocaba”.

Desde então, Rosana, que tem formação cristã, passou a buscar as promessas de Deus e credita poder impactar na vida de muitas pessoas. Ao longo desses 12 anos, tem fortalecido inúmeras parcerias com o poder público e privado. Levando assim, o nome da instituição a diante, demonstrando sua idoneidade e a relevância dos trabalhos ofertados ao município de Sorocaba.

Atualmente, a instituição emprega cerca de 70 pessoas. Atuando com diferentes secretarias: a SECID, a SEDU e a SEMES além de Projetos de grande relevância aprovados com leis de incentivo junto ao CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Hoje, a história de vida da Rosana se funde a historia de crescimento e diferentes atividades oferecidas pela Criança Feliz. Graças a sua dedicação, persistência e fé, demonstrada pelo carinho e amorosidade com que acolhe diversas crianças, adolescentes e famílias de maior vulnerabilidade social, buscando levar a transformação dentro desses núcleos familiares, a dignidade da infância e a garantia de direitos. Contando com uma equipe muito bem selecionada e comprometida com os princípios, propósitos, visão, missão e valores que foram estabelecidos ao longo desses anos dentro desta linda comunidade que é a Criança Feliz.