Declara a Orquestra de Viola "Zé Franco" como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Sorocaba, e dá outras providências.

Promulgação: 23/09/2022
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


A viola caipira, tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil e junto a outros instrumentos passou a ser usada pelos jesuítas na catequese dos indígenas. Mais tarde, começou-se a construir violas com madeiras nobres da terra, o que sempre houve em grande quantidade no Brasil. Europeus, crioulos, caboclos, cafuzos etc. passaram a construir no Brasil os seus instrumentos, entre eles a viola, que era já, naquela época, muito popular. 

A viola caipira é um instrumento musical de cordas dedilhadas e uma das variantes regionais da viola brasileira. É também conhecido como viola sertaneja ou viola cabocla mas, a depender da cultura local. É um instrumento muito popular, sobretudo no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira e especialmente da música sertaneja tradicional. 

Como uma cidade Tropeira, Sorocaba não poderia estar longe dessa paixão pela viola caipira, pela música tradicional sertaneja, ou, como muitos dizem "sertanejo raiz". Com o intuito de resgatar a viola caipira, bem quanto a expressão da cultura popular brasileira, através de uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em meados de 2018, se deu início a Orquestra de Viola Caipira de Sorocaba. 

Em pouco tempo, a referida Orquestra ganhou o coração dos cidadãos Sorocabanos, e passou a se apresentar em eventos oficiais da Prefeitura, bem como em associações e entidades da cidade. 

No ano de 2019, a Orquestra foi batizada de "Zé Franco", carregando assim, uma justa homenagem ao famoso comerciante do Mercado Municipal de Sorocaba, José Franco de Camargo, homem que sempre buscou manter viva as tradições tropeiras da cidade. 

No início, as pessoas que não detinham destreza com a viola, tinham a oportunidade de participar da Orquestra, assim, eles recebiam aulas e mentorias para que o desempenho fosse sendo aprimorado. 

Atualmente, para fazer parte da Orquestra, a pessoa necessita já estar em estágio avançado na familiaridade com o manuseio da viola e suas cordas. A Orquestra de Viola de Sorocaba, conta mais de 22 integrantes, e possui o Maestro Sidney Santos a frente dos trabalhos dos trabalhos destes incríveis violeiros. 

Por todas as razões aqui expostas, requeiro aos Nobres Pares, a apreciação da presente proposição, que tem como objetivo, valorizar a cultura tropeira de nossa cidade, resgatar nossas raízes na música, de modo direto da Viola Caipira, assim, requeiro a aprovação deste valoroso projeto.