Dispõe sobre a denominação de “Vereador Manoel Fernandes Venâncio” a uma via de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 20/10/2022
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


MANOEL FERNANDES VENANCIO - 

Nascimento: 20/07/1925

Naturalidade: Morro do Alto/São Paulo

Filiação: Salvatino Fernandes Venâncio e Zulmira Maria das Dores 


Sr. Manoel era casado com Maria José Guimarães Fernandes e da feliz união tiveram 04 (quatro) filhos.

Quando criança acompanhava seu pai até Sorocaba para compras na cidade por morar na zona rural de Morro Alto próxima a Itapetininga/SP e sem condições depagar qualquer condução faziam esse trajeto a pé.

Ao completar a maioridade veio para Sorocaba instalando-se no Asilo dos Velhinhos. Lá se alistou para o exército onde serviu durante o tempo necessário.

Ao sair conseguiu um trabalho na Estrada de Ferro Sorocabana, na função de contínuo, cujas atividades eram de limpeza e copeiro, no escritório, face a sua baixa escolaridade.

Em 11/12/1948, casou-se com a Sra. Maria José passando a residir num imóvel presenteado pelos seus sogros Joaquim Guimarães e Maria Gonçalves Guimarães.

Em 1949, nasceu sua primeira filha Olinda Fernandes. a qual faleceu no mesmo ano.

Em 1950, conseguiu comprar um automóvel e passou a trabalhar como taxista durante a noite. Assim, foi prosperando e conseguiu adquirir um caminhão e passou a participar dos leilões de lenha e serragens da Estrada de Ferro Sorocabana. Comercializou por mais de 30 (trinta) anos, às pessoas da cidade de Sorocaba que utilizavam fogões a lenha, padarias como a Padaria Real, e a serragem vendia para a Metalúrgica Nossa Senhora Aparecida.

Tendo prosperado na sua vida pessoal e profissional, passou a ajudar pessoas carentes e necessitadas fazendo a doação de lenha para preparo das refeições, bem como, construção de barracos e cercas com as lenhas mais selecionadas.

Com isso passou a ter grande prestigio entre a população mais carente e foi incentivado, por essas pessoas, amigos e família a se projetar na política de Sorocaba.

Foi aí então, que ele decidiu atender esse povo e lançou-se como candidato a Vereador para o pleito de 1960 a 1963, o qual foi eleito.


APÓS ELEITO VEREADOR EM 1960


- Construção de uma ponte de madeira, ligando as ruas Rubino de Oliveira com a Rua Marechal Hermes da Fonseca, Vila Carvalho, onde existia uma vala quepassava um córrego, impedindo a população de transitar. Essa ponte foi construída com recursos próprios do Vereador Sr. Manoel, visto que era uma promessa decampanha e a Prefeitura não iria conseguir atender a solicitação da comunidade.

- Reuniu-se em São Paulo com o Governador Sr. Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, para solicitar e entregar a reivindicação da comunidade do Bairro Barcelona,para construção de uma escola cuja denominação hoje é Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro;

-Entre outras atividades, atendia em sua residência pessoas carentes ajudando no que podia inclusive com recursos próprios.

Ficou na vereança no período de 1960 a 1963.

Seu falecimento em 28 de maio de 1992 deixou enlutados e entristecidos não só os familiares, como também amigos. Porém, seus exemplos são legados e eles estarão perpetuados na memória de todos que o conheceram.