Dispõe sobre a denominação de “Ignês Martins Viana Canhada” a uma praça pública munici­pal e dá outras providências.

Promulgação: 09/12/2019
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

Ignês Martins Canhada nasceu em 01/05/1946, em Laras, Distrito de Laranjal Paulista-SP, filha de Antonio Martins Viana e Vitoria Viana de Lara, passou sua infância em sitio da família em um lugarejo, na cidade natal, conhecido como Capela de São Sebastião.

Fez o curso primário em colégio interno em Tietê-SP, e após os 16 anos, com o falecimento de seu pai Antonio, foi residir em Osasco-SP.

Em 30/01/1965, casou-se com Antonio Canhada, e desta união matrimonial frutificaram, quatro filhos: Marcos Antonio, Marcelo André, Maria Angela e Maísa Alessandra.

Em meados de 1970, se mudaram para Sorocaba, fixando residência inicial no Bairro Cajuru do Sul, naquela época, alem de cuidados com o lar e com os filhos, exercia de forma voluntaria atividades de produção da merenda, para os alunos na escola estadual Prof. José Quevedo, onde seus filhos estudavam.

No inicio dos anos 80, a família fixou residência na Vila Progresso, e logo em seguida na Vila Angélica, onde já com os filhos crescidos, prestou concurso publico e tomou posse em 16/03/1987 na Prefeitura Municipal de Sorocaba, onde foi servidora por 19 anos, até sua aposentadoria em 2006, aos 60 anos de idade. Durante este período no funcionalismo publico, trabalhou em diversas instituições publicas, dentre elas: Centro esportivo Dr. Pitico, Centro Esportivo Jardim Simus, Ginásio Municipal de Esportes, Estádio Walter Ribeiro, e por fim no Centro Esportivo da Vila Gabriel, onde encerrou sua carreira pública. Por estes lugares, colecionou muitos amigos e reconhecimentos por participação contributiva em diversos eventos importantes, para a cultura sorocabana, dentre eles, Jogos Regionais, Inverno Quente, Férias Quentes, Expo Verde.

Nos últimos anos, residia na Rua Antonio José Matos Correa, no Parque Ibiti do Paço, onde desfrutava de sua justa e merecida aposentadoria, com atenção especial a seus quatro netos, Marcelo, Fernando, Antonio e Natalia e seu recém-chegado bisneto, Arthur.

Faleceu em 17/05/2019 aos 73 anos e foi sepultada em sua terra natal, Laranjal Paulista.