Dispõe sobre denominação de Professora “ROSÂNGELA CECÍLIA DA SILVA ALVES” a um Próprio Municipal e dá outras providências.

Promulgação: 11/12/2019
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Justificativa:

ROSÂNGELA CECILIA DA SILVA ALVES, nasceu em 24 de dezembro de 1963, na cidade de Boituva. Filha de Benedito Pereira Alves e Bendita Silva Toledo.

Fez o curso de magistério na Escola Municipal Getúlio Vargas.

Em 1984 formou-se em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Cursou também, Educação Física na ACM de Sorocaba.

Pós-graduada em Artes Plásticas e Didática Especial pela Faculdades São Luis em Jaboticabal. Em 2004 participou do curso de Gestão Empresarial- Baseado em Valores Humanos pela Fundação Getúlio Vargas.

Professora aposentada da Prefeitura Municipal, onde lecionou nas Escolas Walter Carretero, Ana Paula Eleutério e no CEI 41 - Centro de Educação infantil Antonio Fratti.

Rosângela também era coordenadora de projetos no Centro Quilombinho.

Viúva do Sr. Carlos Alberto Domingues Souza, com que teve cinco filhos: Luiz Eduardo Alves dos Santos, Maria Luiza Alves dos Santos, Carlos Eduardo Alves Domingues de Souza, João Paulo da Silva Alves.

Alguns de seus últimos trabalhos:

(2014) Curso de formação sobre cultura Negra na UFSCAR

(2013) Palestras no PLP (Promotoras Legais Populares) sobre Cultura Negra

(2013) Palestra na UFSCAR sobre o negro na atualidade

(2012) Elaboração do projeto Roteiro Educador no ensino fundamental municipal de Sorocaba

(2012) Participação na Rio mais 20 com as crianças do Quilombinho

(2011) Curso de documentário “Negro Nós”

(2010) Elaboração do projeto nas escolas Nossa história nossa gente!

(2009) Curso nas escolas com coordenadores Sobre a Cultura Negra

(2008) Lançamento do bloco de carnaval Amigos do Quilombinho

(2007) Lançamento do Cine Clube Quilombinho

(2004) Participação no Filme do Cafundó

(2003) Fundou o Centro Cultural Quilombinho no Clube 28 de Setembro

(2001) Presidente do MOMUNES (Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba

(1998) Uma das fundadoras do MOMUNES

(1991) Projeto Curumim na UNISO

(1988) Gincana Cultural Afro brasileira com a comunidade

(1986) Fundação no Movimento Negro em Sorocaba, no clube 28 de Setembro

(1984) Realizei o Encontro do jovem negro na Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba.

Centro Cultural Quilombinho

Fundado em 26 de abril de 2003, o projeto foi idealizado pelas educadoras Marilda Aparecida Corrêa e Rosângela Cecília da Silva Alves, o “Projeto Quilombinho” acontecia nas dependências do Clube 28 de Setembro.
Na época o “Projeto Quilombinho” era um “ braço” do MOMUNES - Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba. O projeto cresceu e ganhou autonomia, tornando-se então o Centro Cultural Quilombinho que funciona na mesma casa onde o ator Paulo Betti foi criado, no bairro da Vila Leão, que nos recebeu de braços abertos e se tornou nosso grande parceiro e incentivador.
Criado com o objetivo de valorizar e incentivar o aprendizado da cultura afro-brasileira, o CCQ tem obtido excelentes resultados em suas atividades com crianças e adolescentes, interagindo com a comunidade da Vila Leão, com a cidade de Sorocaba e com a região.
Através das atividades desenvolvidas como: dança, musicalização, teatro, cine clube, cidadania, artesanato, pintura solidária, capoeira, percussão, esporte, Maracatu Leão da Vila, Sarau e Roteiro Educador, é que o CCQ pauta o seu trabalho pois, acredita que o homem que habitará este novo milênio deve participar efetivamente do seu processo de crescimento, não apenas como observador, mas interferente e responsável pelo que faz. Estes pressupostos básicos orientam nosso trabalho.

Indicadores mostram por meio de pesquisas junto à sociedade Sorocabana e aos meios de educação, foi percebida a necessidade de resgatar os valores em que a cultura afro-brasileira poderá ser valorizada e propagada para novas gerações. Por isso, efetivando a difusão cultural e a prática educativa, temos procurado garantir à nossa comunidade a aquisição do autoconhecimento através de diversas linguagens e, por meio destas, promover o conhecimento e respeito pelas relações sociais. Pelo convívio em grupo e pelo meio-ambiente. Encorajamos todos a conhecer e a refletir sobre o mundo que os cerca bem como perceber as manifestações culturais de matriz afro, orientando-os através da pesquisa e da crítica, procurando assim garantir uma participação efetiva e positiva no processo de construção das relações sociais e no aspecto pedagógico-educacional, no caso dos alunos. O Projeto visa contribuir para o desenvolvimento da criança e do adolescente em condições de desproteção social, ampliando nos participantes competências e habilidades, capacidade para a convivência em grupo e participação na vida comunitária.

Rosângela faleceu em 12 de março de 2017, deixando muitas saudades a todos que tiveram o prazer de conhecê-la.