Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “CEZAR AUGUSTO TEIXEIRA PAES BARRETO”.

Promulgação: 07/12/2021
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


Tomamos a iniciativa de propor esta honraria a Cezar Augusto Teixeira Paes Barreto, com base no inciso I, do parágrafo 3º, do Artigo 87 do Regimento Interno da Câmara, que prevê “concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao Município, ao Estado ou a Nação”.

Cezar Barreto, residente e domiciliado em Sorocaba desde agosto de 2009, é nascido na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, em 16 de outubro de 1983. Filho da Sra. Vânia de Moraes Teixeira, nascida na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, Cezar é o primeiro filho e tem uma irmã Cecília. 

Seu avô materno Jefferson Barbosa Teixeira foi presidente do CREA-PE e fundou em 1962 a cerâmica de tijolos Sororoca S.A. na cidade de Paudalho-PE. Foi uma grande inspiração de empreendedorismo, liderança e o impacto que uma indústria é capaz de ajudar no desenvolvimento da economia local e das famílias. Quando criança frequentava as instalações da fábrica do seu avô e sempre teve paixão pelos equipamentos industriais de grande porte, retroescavadeiras, tratores, esteiras. Jefferson esteve na cidade de Itu e Sorocaba em 1988 para aquisição de máquinas que levou para Pernambuco para modernização da fábrica.    

Cezar morou em Salvador-BA durante o período da sua infância e adolescência. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador. Trabalhava com logísticas e novas tecnologias na Avon Cosméticos na cidade de Simões Filho - BA. Aos 21 anos foi convidado a mudar de cidade pela empresa, indo morar em São Paulo-SP e trabalhar no centro de distribuição de cosméticos da Avon em Osasco-SP. 

Aos 26 anos aceitou o desafio de deixar a Avon e trabalhar na montadora de caminhões Iveco, onde foi um dos responsáveis pelo projeto de implantação do novo centro de operações e distribuição de peças da Iveco na cidade de Sorocaba. Operação conjunta com a Case New Holland que mais tarde se tornou CNH Industrial com a unificação das empresas.  Sendo mais uma vez transferido de São Paulo para Sorocaba em agosto de 2009. Foi o primeiro funcionário da Iveco em Sorocaba na Avenida Jerome Case no bairro do Éden. 

Nesse momento no dia da sua primeira visita à Sorocaba em 15 de agosto de 2009, aniversário da cidade, conheceu a sua esposa Luciana de Mari Sbrana Paes Barreto com quem tiveram um filho, Bernardo Sbrana Paes Barreto de 8 anos nascido em 03/09/2013 em Sorocaba. Cezar e Luciana se casaram em Sorocaba no dia 07/08/2010 e construíram a sua casa em Sorocaba em 2012 no bairro Ipanema das Pedras.

Posteriormente em 2016 assumiu o cargo de Gerente de Preços e Inteligência de Mercado na CNH Industrial sendo responsável pela formação de preços e estratégias de inteligência no mercado de peças de caminhões, máquinas agrícolas, máquinas de construção e motores das marcas Iveco, FPT, Case e New Holland.

Cursou MBA de Gerenciamento de Projetos pela FGV Fundação Getúlio Vargas e foi aluno da primeira turma do curso FIA - Exporta Fácil promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo destinado a empreendedores que buscam exportar os seus produtos.

A sua paixão pelo empreendedorismo, pelo desenvolvimento industrial e por ser um ativista do movimento da cultura cervejeira, o motivou a fundar do zero junto com a sua esposa a sua própria indústria familiar. A Overture Cervejaria em Sorocaba, na Rua Comandante Salgado, 27 Vila Hortência em 15/12/2015. Juntos trabalharam para desenvolver todos os equipamentos, adaptações e licenças da fábrica. A Overture produz atualmente 40 mil litros de cerveja por ano e 5 estilos de cerveja. 

Defende que a cerveja é um alimento, uma forma de arte, um tesouro gastronômico, um ato político e que representa uma expressão fundamental da humanidade.  Defende que promover o fomento do desenvolvimento da cultura cervejeira é capaz de estimular a economia local gerando emprego e renda para o município.

Atualmente é membro do conselho diretor da Associação Cerveja Livre, é membro ativo do APL – Arranjo Produtivo Local das Cervejarias Artesanais de Sorocaba e Região que tem o objetivo de desenvolver toda a cadeia produtiva da cerveja, beneficiando diversas empresas, que vão desde o produtor agrícola de lúpulo, fornecedores de malte e outros insumos, passando pelos equipamentos industriais, energias renováveis, o setor de turismo, bares e restaurantes e a implantação da rota cervejeira que irá atrair e fomentar o turismo na nossa cidade.  

Em junho de 2021 Cezar liderou com sucesso o projeto através do edital de fomento emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo para a implantação de uma linha de envase de latas coletiva na cidade de Sorocaba, que irá beneficiar todas as cervejarias da região permitindo o envase de latas que possui maior facilidade de transporte, menor impacto ambiental e menor custo em relação ao vidro. Com isso irá permitir que a produção das cervejas artesanais de Sorocaba seja enviada para outros estados e até para outros países, alcançando novos mercados. Ajudando a promover o desenvolvimento econômico e industrial da região metropolitana de Sorocaba. De 30 APLs participantes do estado de SP, o projeto da APL das cervejarias de Sorocaba foi selecionado ficando em quinto lugar no ranking de pontuação, demonstrando a qualidade do projeto e o potencial impacto positivo.

Cezar também liderou o projeto em parceria com a FIESP que permite as cervejarias de Sorocaba se adequarem a legislação ambiental da Cetesb. Atendendo plenamente ao Programa Nacional de Logística Reversa de Embalagens. O que viabiliza a operação de compra de créditos de embalagens. Financiando as empresas de reciclagem. A legislação exige o mínimo de 22% de embalagens removidas do ambiente. Porém o projeto permite que as cervejarias de Sorocaba removam do meio ambiente até 100% das embalagens. Ou seja, a cada cerveja vendida na cidade de Sorocaba 1 embalagem é removida do meio ambiente, caso a cervejaria opte pelo plano de 100%, que é o caso da Overture Cervejaria.

Ao longo de sua trajetória no mundo da cerveja ajudou a realizar diversos eventos e projetos que promovem a cultura cervejeira na cidade entre eles a Oktober Fest. Ajudando a tornar Sorocaba um polo nacional de referência de produção de cerveja.

Os próximos projetos previstos e que terão participação ativa de Cezar são: 

-Energias Renováveis para cervejarias através de painel solar em parceria com a Uniso.

-Rota Cervejeira, fomentando o turismo da cidade, colocando Sorocaba no mapa do turismo cervejeiro.

-Laboratório para análises químicas da cerveja em parceria com a Uniso. 

Pelos motivos acima apresentados, peço aos nobres pares que aprovem a homenagem proposta, em reconhecimento a esse profissional que adotou Sorocaba como sua cidade e aqui trabalha, gera empregos e disponibiliza o vasto conhecimento adquirido ao longo da brilhante carreira.