Dispõe sobre denominação de “VEREADOR JOÃO FRANCISCO DE ANDRADE” a uma via pública e dá outras providências.

Promulgação: 02/01/2023
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:



João Francisco Andrade nasceu em 10 de setembro de 1939 em Novo Horizonte, filho de Ermelinda Eliza Bonatti e José Francisco de Andrade, local onde cresceu. Em meados de 1971, passou a residir em Sorocaba, período o qual já se encontrava casado com Maria helena Salmi de Andrade.

A política entrou oficialmente na vida dele, em 1989, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Foi reeleito depois em 1992, pelo Partido Liberal (PL), com 1.077 votos, e presidiu a Câmara Municipal durante o exercício de 1993. Em 1996, exerceu seu terceiro mandato, tendo sido eleito com 1.412 votos. Tomou novamente posse como Vereador em 30 de abril de 2003, somando assim 4 mandatos em nossa Casa de Leis.

Além de político, João de Andrade, foi desportista e amante do esporte. Palmeirense "roxo" e São Bentista "fanático", foi o responsável por realizar a maioria dos estatutos dos times de Sorocaba.

Na Liga Sorocabana de Futsal, João Francisco de Andrade, cumpriu vários mandatos a frente do clube, no entanto, foi como presidente do EC São Bento, que João Francisco de Andrade ganhou projeção esportiva em Sorocaba, uma vez que cumpriu destacadas passagens à frente do Azulão Sorocabano entre os anos de 1996 a 2002.

Do mesmo modo, teve destaque e importância na formação de diversos sindicatos na cidade. Mesmo cuidando da saúde, João de Andrade lia, religiosamente, as páginas dos jornais dedicadas ao esporte, acompanhava os times e sempre tinha uma crítica ou comentário a fazer.

Mesmo após deixar os cargos eletivos e a vida pública, João Francisco continuou a atuar de todos os modos possíveis para que nossa cidade, nossa comunidade contasse com uma cidade cada dia mais justa e promissora.

Era também empresário do ramo de transporte, no qual através de sua Transportadora Sorocenter, contribuiu para o desenvolvimento econômico de Sorocaba. 

Cabe destacar o pai amoroso, esposo dedicado, pessoa que buscou sempre guiar sua família dentro de valores morais, perpetuando assim seu exemplo de homem probo.

Em 04 de setembro de 2011, João Francisco faleceu. Sua partida deixou além de grande saudade, muitos ensinamentos para todos os Sorocabanos.

São por esses e por outros motivos que solicito a colaboração dos demais Pares para oferecer essa homenagem a uma pessoa de grande reconhecimento na região.